Turismo: dicas para sua viagem ser um sucesso

Saiba quais cuidados tomar para que a sua viagem seja maravilhosa

Está chegando a hora das tão sonhadas e merecidas ferias! Diversos foram os fatores que levaram o brasileiro a deixar para a última hora o planejamento das férias de verão este ano. Segundo pesquisa recente feita pelo site Booking.com, menos de 20% dos viajantes nacionais programaram suas viagens até novembro. Pensando em ajudar você que está na mesma situação, a RDC Férias, clube de férias e viagens programadas com mais de 70 mil associados em todo o Brasil, selecionou algumas dicas para que sua viagem seja um sucesso.

Escolha o destino

Cada destino tem suas características e oferece experiências que podem agradar ou, dependendo da expectativa geral ou da intenção da viagem, desagradar. “Aqui é importante entender, por exemplo, se o que se deseja naquele momento é uma viagem de lazer ou de descanso, a dois, em família, em grupos maiores de família ou amigos? É uma viagem curta ou longa? Tendo uma intenção bem definida, é possível encontrar as melhores opções de destinos para a sua viagem”, explica o diretor de Hotelaria da RDC Férias, Júlio Castanheira.

Roteiro e outros preparativos

Em seguida, é hora de planejar os roteiros, opções de locomoção, pesquisar a infraestrutura disponível nos destinos e região, os restaurantes, estudar as atrações que se deseja conhecer e seus horários de funcionamentos; resumindo, é hora de começar a viagem que antecede a viagem.

Escolha o tipo de hospedagem

Definido o destino, o próximo passo é escolher o tipo de hospedagem, de acordo com seu perfil. Segundo Castanheira, em resorts, o cliente encontrará fartura e acessibilidade na alimentação, muitas vezes em sistema all inclusive. Com esta modalidade, está liberado o consumo, de acordo com o quê o estabelecimento oferece e determina. A outra grande sacada vem da infraestrutura, cuja finalidade é proporcionar uma experiência imersiva ao hóspede nas próprias dependências do estabelecimento, sem ter que se deslocar para fora dele. Piscinas, playground, SPA, salão de beleza, recreação para as crianças, bares, atividades. “Tudo isso, geralmente, está inserido no valor da diária. Mas, por não haver uma padronização específica, que inclua cardápio e serviços oferecidos nas diárias, é importante pesquisar sobre o que cada resort oferece de diferencial e seus possíveis valores”, explica Castanheira.

Os hotéis trabalham diferente, de uma forma que permite que os hóspedes tenham mais liberdade para aproveitar a sua estadia. Essa opção é mais indicada para quem vai “turistar” por aí. A grosso modo, essa variedade hoteleira é mais flexível, mudando conforme a sua estrutura e pacotes acordados. “Geralmente, o café da manhã está incluso no valor da diária, no entanto há outros tipos de regimes de alimentação, como a meia pensão e pensão completa, ou ainda o all inclusive, que dependem das características e operação de cada hotel e local”, esclarece Castanheira.

Já as pousadas têm um ambiente mais intimista, com uma estrutura menor em comparação aos hotéis ou resorts, porém não menos aconchegante e charmosa. É uma opção cujo serviço dispõe de recepção e alimentação. Um cantinho mais próximo de um lar em acolhimento, geralmente com uma administração familiar e poucos funcionários. Como os hotéis e resorts, essa modalidade também pode variar de 1 a 5 estrelas, conforme a estrutura oferecida. Para quem for viajar com crianças, é importante se informar sobre o esquema de acomodação e cuidados dos quartos, como cama extra, telas nas janelas, proteção de tomadas e segurança em sacadas e piscinas, em qualquer tipo de estabelecimento hoteleiro.

Faça a reserva

Escolhido o tipo de hospedagem, a primeira providência é a solicitação da reserva. Parece simples e é, pois apenas com ela a estadia em pousadas, hotéis e resorts estará assegurada, em especial na alta temporada. Certifique-se se o pagamento de algum adiantamento ou sinal é necessário para confirmação da reserva, e de ter às mãos, na hora do check-in, os documentos de identificação.

A última dica antes de partir é se organizar para esses dias de viagem. Conferir a previsão do tempo, montar uma mala pensando nas atividades planejadas, separar o dinheiro necessário para os dias e para uma emergência e contratar um seguro viagem. Seguindo essas orientações, certamente você terá o descanso e a diversão que merece nas férias de verão.

 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes