Mais de 260 títulos são doados no espaço público que tem 60 anos de história
A Fundação Toyota fez mais uma bela ação com a sociedade doando livros a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato de São Bernardo do Campo. Na última sexta-feira, dia 14 de dezembro, foram doados mais de 260 títulos em comemoração aos 60 anos do espaço público. A cerimônia, que foi marcada pela entrega do Selo Comemorativo de Doadores de Livros, contou com as presenças do secretário de Cultura do município, Adalberto Guazelli, e do presidente da Fundação Toyota do Brasil, Percival Maiante. Entre os exemplares, 130 foram comprados pelo braço social da montadora. Enquanto o restante foi arrecado pela Toyota por meio de uma campanha interna com colaboradores.
Fundada em 1958, a Biblioteca Monteiro Lobato começou sua trajetória em uma salinha que, em seu primeiro ano, recebeu cerca de 5.800 usuários. Mas os primeiros movimentos começaram, em 1946, pela iniciativa da professora Odette Tavares Bellinghausen, que promoveu campanhas para a arrecadação de livros e em troca entregava selos aos cidadãos que doavam como forma de estimula-los a contribuir.
A doação faz parte de uma das ações da Fundação Toyota do Brasil no fortalecimento e estímulo à formação de cidadãos e no desenvolvimento da sociedade. Em 2016, a entidade investiu R$ 5 milhões de reais e recuperou as condições da Biblioteca Monteiro Lobato, a praça, o entorno do espaço, proporcionando mais conforto aos usuários e segurança ao acervo.
Seguindo os preceitos ambientais da instituição, o conceito da revitalização da Biblioteca Monteiro Lobato foi todo construído sob uma base sustentável desde o planejamento até a execução. O prédio ganhou o conceito ‘verde’ por meio da instalação de painéis de energia solar e reuso de água da chuva, conforme placas informativas instaladas no local. A captação do recurso hídrico é feita nos telhados por caixas que direcionam para uma cisterna, localizada na área gramada do espaço e que tem capacidade de cinco mil litros. O pavimento térreo tem conceito de “biblioteca aberta”. O espaço é um ambiente único, dividido por estantes baixas, com fechamento em vidro. A Biblioteca conta ainda com espaço infantil, sala temática e plataforma elevatória para as pessoas com mobilidade reduzida e auditório para até 120 pessoas sentadas. No primeiro andar estão as salas e trabalho Braille, livros raros, espaço de estudos, espaço digital, gabinete de estudos, diretoria e a administração da unidade.
Primeira cidade a receber uma fábrica da Toyota fora do Japão, São Bernardo do Campo tem importância histórica para a marca japonesa, que já apoiou projetos sociais na cidade como o Trilhas Culturais e Memória Local na Escola. Após a criação da Fundação Toyota do Brasil, em 2009, a entidade vem ampliando o investimento em ações que visam a formação dos cidadãos, na conservação do meio ambiente e na contribuição no desenvolvimento das comunidades.