Dicas para curtir o aniversário da maior metrópole sul-americana com passeios ao lado de
São Paulo
No próximo dia 25 de janeiro, a capital paulista completa 465 anos de fundação. Como o feriado municipal este ano será numa sexta-feira, a data pode ser uma boa pedida para um passeio cultural próximo, sem se preocupar com trânsito e longas distâncias.
As cidades de Barueri, Santana de Parnaíba, Cotia e Caieiras, localizadas pertinho de São Paulo, possuem uma rica tradição religiosa e são uma ótima opção para quem gosta de curtir arquitetura, monumentos e temas relacionados à fé e religiosidade.
Confira:
Igreja Matriz de Santana de Parnaíba
É considerada o marco mais importante do município e faz parte da história de nascimento da cidade. Nasceu como uma capela dedicada a santa padroeira em 1580 e a construção atual, erguida em 1892, é de taipa de pilão com piso de canela-preta, madeira ameaçada de extinção.
Endereço: Largo da Matriz, Santana de Parnaíba,
Horário de funcionamento: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Telefones: 4154-2401
Museu da Bíblia
Chamado carinhosamente de MuBi, é o primeiro do país e um dos maiores do mundo em sua especialidade. Com uma área de 900 metros quadrados integrada a um Centro de Eventos a 6km dos hotéis, o museu possui uma biblioteca com 17 mil títulos. O local é uma ótima opção para quem quer saber mais da influência das Escrituras Sagradas na formação da civilização ocidental.
Endereço: Rua Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 – Barueri
Horário de funcionamento: e terça a sexta-feira: das 9h às 12h e das 13h às 17h :: Sábados, domingos e feriados: das 10h às 16h
Entrada Gratuita
Telefones: (11) 4168-6225 e (11) 4161-6176
Capela e imagem de Nossa Senhora da Escada
A capela foi construída em 1560 em taipa de pilão (barro, cascalhos, folhas e cal compactadas com o auxílio de formas e pilões), mas caiu. No final do século XIX, um padre de Santana de Parnaíba, com o povo local, construiu uma pequena capela para abrigar a Imagem e o que restou da antiga Igreja. Por anos a capela sofreu modificações até ser recuperada em 2003.
Endereço: Rua Ministro Rafael de Barros Monteiro, 38 – Jardim dos Camargos, Barueri
Telefone: (11) 4191-6249
Monumento a Frei Agostinho de Jesus
O monumento foi inaugurado em 2001 e é uma homenagem ao monge-escultor que viveu no mosteiro beneditino de Santana de Parnaíba entre 1645 e 1651. Frei Agostinho de Jesus foi um dos precursores da arte barroca colonial, a quem se atribui a criação da imagem de Nossa Senhora Aparecida encontrada por pescadores em 12 de outubro de 1717, em Guaratinguetá.
Endereço: Largo São Bento, Santana de Parnaíba.
Templo Zu Lai
O Templo Zu Lai possui uma área total de 150 mil m² e impressiona não só pelo tamanho, mas pela beleza. O templo budista chinês é o maior da América Latina e possui museu, restaurante, lanchonete e salas de meditação.
Endereço: Estrada Municipal Fernando Nobre, 1461 – Parque Rincão, Cotia – SP
Horário de funcionamento: De terça-feira a sexta-feira das 12h às 17h; sábados, domingos e feriados das 9h30 às 17h
Telefone: (11) 3500-3600
Basílica Nossa Senhora do Rosário
Inspirada no estilo gótico das catedrais medievais como Notre-Dame e Saint Chapelle, em Paris, a Basílica Menor Nossa Senhora do Rosário possui 60 metros de altura, tem paredes, vitrais e teto ricamente decorados com figuras religiosas e desenhos nas cores azul, vermelho e dourado.
A basílica pertence ao conjunto de edifícios no qual se encontra o Seminário da Sociedade Clerical Virgo Flos Carmeli e a Casa de Formação dos Arautos do Evangelho, localizada no alto da Serra da Cantareira, no município de Caieiras.
Endereço: Rua Avaí, 430 – Caieiras – SP
Horário de funcionamento: todos os dias das 9h às 18h
Telefone: (11) 4899-3100