3 cilindros, 1,5, 400 cavalos ! Nissan abre novo caminho

Nas entranhas das muitas regras da engenharia automobilística, duas instigam e balizam engenheiros e formuladores de produtos: uma, a potência específica. É a relação de cavalos de força produzidos a cada 1.000 cm3 cúbicos de deslocamento volumétrico. Na prática, ilustrado como cv/litro – mil centímetros cúbicos equivalem a um litro. Outra medida é um desafio – produzir 1 cavalo de força na menor medida de peso. O Ford modelo T, automóvel que deu mobilidade ao mundo, tinha motor de 4 cilindros, massa de ferro deslocando 2.900 cm3, pesando uns 200 kg e produzindo 20 hp. Seu sucessor, o Modelo A, ampliou a cilindrada para 3.300 cm3, peso assemelhado, fazendo o dobro em potência, 40 hp.
Há constante evolução neste campo. Nos sistemas melhoradores da operação do motor fazendo-o produzir mais cavalos de força e, no outro extremo, uso de materiais com menor peso, como as ligas leves, o plástico, o compósito, a fibra de carbono. Por aí.
Agora a japonesa Nissan exibiu o produto de pesquisas e elemento importante de um projeto. Produto é um novo motor, com 1.500 cm3 de deslocamento, três cilindros. Pesa 40 kg e produz iniciais 400 hp – uns 405 cv. Chamou-o ZEOD RC Le Mans – acrônimo indica Zero Emissions On Demand, emissões zero quando solicitado. RC para Racing Car, e o circuito francês sede da mais famosa prova de resistência automobilística à base de velocidade, as 24 Horas, corridas em junho, onde estreará. Após, 2015, corridas.
O automóvel combina o surpreendente motor Otto com outro, elétrico, mas não é um híbrido. O elétrico carrega sua bateria de lítio com o sistema de regeneração da energia dos freios, emprestado de outro Nissan, o Leaf Nismo, um dos produtos no caminho da Nissan bem participar do mercado de carros elétricos.
Estará na categoria LM P1, classificação especial, destinada a protótipos inovadores. Na prática, na corrida há um índice energético, e nos dez turnos em que é dividida, a última volta de cada um será dada apenas com tração elétrica. Uma curiosidade, em meio ao troar de motores, o ZEOD passará sem fazer ruído e com emissões zero. Chamará atenções pelo silêncio. Ambos os motores acionam a transmissão com cinco velocidades. Separadamente cada um é capaz de levar o automóvel a velocidades em torno de 300 km/hora. Será o primeiro elétrico a percorrer os 13.600 m do famoso circuito.
A Nissan busca fazer efeito demonstração do novo motor, mas também colher resultados de baixas emissões – referência para os consumidores europeus.
Caminho
Faz apresentação simpática, bem enfatizando as características do novo motor, seus três cilindros, a injeção direta de combustível, o turbo pequeno e distante do motor, a relação entre os 1.500 cm3 de cilindrada e os 400 hp / 405 cv de potência, ou entre a cilindrada e os 380Nm – aproximados 38 quilos de torque, e todas estas medidas de produção e o peso total, inacreditáveis 40 quilos. Mede 50 cm de altura, 40 cm de frente, e 20 de profundidade. Tão pouco em volume e peso, brinca dizendo ser fácil leva-lo numa mala – e a se considerar o atualmente visto, seria capaz de ser levado em mala de mão e colocado acima de nossas cabeças nos aviões!
Em termos de potência se equivale a um motor de Porsche 911 e, de relação entre peso e potência, aos novos engenhos V6 1.500 empregados na Fórmula 1. Darren Cox, diretor de desenvolvimento disse, um dos pontos importantes está na redução de atritos e, para isto, a Nissan teve como parceira a francesa fabricante dos óleos Total.
Não deve ser visto apenas como um novo motor em meio ao momento ascendente em engenharia, com tantas demonstrações de ganhos de tecnologia para os motores de ciclo Otto. É mais, é vertente no caminho, tanto pelos ganhos em seu funcionamento, tanto por permitir à Nissan – e sua controladora Renault -, ação muito maior: projetar seus veículos, diminuindo o espaço destinado ao motor e, com isto reduzir comprimento e/ou ampliar o habitáculo.
Como disse um irônico jornalista inglês, não é um motor. É bruxaria.
 

Soichi Miytani, presidente da Nismo, área esportiva da Nissan, segura os 40 kg do motor ZEOD 1,5
Soichi Miytani, presidente da Nismo, área esportiva da Nissan, segura os 40 kg do motor ZEOD 1,5

A Kombi elegante do Seu Habib
Seu Habib, explico logo, não é projetista ou fabricante de automóveis, mas o engenheiro Sérgio Habib, dito o maior revendedor de veículos novos no país, implantador das marcas Citroën e JAC, desta sócio. Sabido, tem nome árabe mas é judeu. Em suma, do ramo.
Habib olhou o mercado observando, os veículos empregados em deslocamento de turistas não acompanham a evolução da atividade. Resorts, hotéis caros, ou distantes de aeroportos contam como veículos para transportar seus hóspedes ou mini ônibus – baseados em projeto para transportar carga -, ou somam alguns automóveis, para deslocar, por exemplo, família com quatro adultos. E que a demanda crescerá neste período de Copa do Mundo.
Importou de sua associada JAC um modelo de veículo de transporte de passageiros dito T8 – a indicação T é utilizada pela Volkswagen para a Kombi e sucessoras, sendo a geração atual a T6.
Classifica-a como Maxivan e entende, este nicho de vendas correspondendo a 2% das vendas de veículos de passeio na Europa, está inteiramente disponível no Brasil. Medidas permitindo conforto para sete passageiros e o motorista; capacidade de bagagem; motorização atualizada, oferecendo bons resultados dinâmicos, boa velocidade média, um 2,0, 16 válvulas, turbo, faz 175 cv, tocando transmissão mecânica de seis velocidades. Pela configuração mais próxima de automóvel que para veículo de transporte, pode ser operado por condutor com Carteira de Habilitação B, as comuns, para automóveis e veículos leves. O pacote inclui as obrigatórias bolsas de ar, freios com ABS, e direção com assistência hidráulica, ar condicionado controlado por cada passageiro, kit multimídia. Preço da elegante Kombi do Seu Habib é em torno de R$ 115.000.

JAC T8, a Kombi do Seu Habib
JAC T8, a Kombi do Seu Habib

Roda-a-Roda
Acerto – Diz o importante Wall Street Journal, a Toyota está nos acertos finais em acordo para encerrar investigações criminais e inerentes ações indenizatórias relativas ao problema até hoje não explicado: carros da marca subitamente acelerar sozinho. O fim de papo está orçado em US$ 1B.
? – Será uma das referências dos eventos automobilísticos envolvendo eletrônica. Os Toyota assumiam o comando, envolviam-se em acidentes. A marca tentou justificar o problema como sendo causado pelos tapetes – sem êxito, ou explicação, chegou, até, a pedir auxílio da NASA. Idem.
Assim, – Acordo encerrará os casos nos EUA, mas não significa ter sido encontrada a causa.
Mico – Mercedes, BMW e Volkswagen devolverão os prêmios recebidos por eleição para o troféu Yellow Angel realizada entre os 18 milhões de associados do ADAC, o poderoso clube de serviços automobilísticos na Alemanha.
Vergonha – A consultoria Deloitte descobriu, o ADAC inflou e manipulou resultados. Peter Meyer, seu presidente, pediu demissão sob surpresa e desprezo, e a Deloitte auditará todas as eleições desde 2005.
Pessoal – Tenista, famosa, russa, embaixadora da marca Porsche, Maria Shaparova apresentou na badalada Sochi, sua cidade natal, automóvel decorando interpretando suas vontades: um sedã Panamera branco brilhante, incluindo painel de instrumentos e a chave, estofamento em couro claro, rodas pretas em 20”, aplicações de fibra de carbono com o nome da dona. Motor comum: V8, 4.8 litros, aspiração atmosférica, 446 cv. Diz andar, consumo combinado, 9,3 km/litro.
Caminho – O EcoSport acresceu mais duas conquistas em sua história: está à venda em 11 países europeus, e é o veículo mais vendido na Argentina.
Promoção – Para criar evento continuado, gerar acompanhamento e noticiário, enfim, mostrar-se e lembrar ser produzido no Brasil, dois jipinhos goianos Suzuki Jimny rodarão 100 mil km em 100 dias, em asfalto e fora dele.
Caminho – Os Jimny são normais, sem preparo algum, exceto portar câmeras para registrar o rodar 1.000 km ao dia. Para acompanhar, www.facebook.com/desafiojimny; www.twitter.com/suzukiveículos; www.instagram.com/suzukibr
 
Suzuki Jimny rodaram 1.000 km/dia. Geração de interesse
Suzuki Jimny rodaram 1.000 km/dia. Geração de interesse

 
Começou – A Volkswagen fez festa com quem faz seus carros para inaugurar a ampliação da fábrica de Taubaté, SP, onde iniciou produzir o up! Convidou 10 mil pessoas, lideradas por obreiros e seus familiares. A festa encerrou as comemorações dos 60 anos da Volkswagen no Brasil.
Padrão – Loja virtual de pneus em Blumenau, a Pneus Fácil, padronizou os vários sistemas empregados por importadores, revendedores, e lojas de pneus, visando simplificar e evitar problemas. Grátis, o Código de Pneu Sistematizado está acessível em www.codigodepneus.com.br.
BM, …BMW – A marca alemã gostou do merchandising feito com seus carros em filmes de ação do agente 007 então vividos pelo ator Pearce Brosnan. Acertou-se com os produtores do ora festejado “Operação Sombra – Jack Ryan”. Incluiu Sedans series 3, 5, 7, e o 6 Grand Coupé e utilitário esportivo X5.
Ocasião – Em S Paulo a divulgação do filme fez pré estreia com direito a festa e exposição de automóveis BMW. Mas a associação dos revendedores perdeu oportunidade de ação conjunta. Poderia ter convidado clientes atuais, futuros, expor os modelos em todas as praças de estreia do filme.
Festa – Membros do grupo Alfa Romeo BR organizarão viagem em março: 2300 km por São Paulo-Curitiba-Rio-Petrópolis-Xerém-Betim. Festejarão os 40 anos do início de produção (1974-1987) do Alfa Romeo 2300, nascendo em Xerém, RJ, na Fábrica Nacional de Motores, findando em Betim, MG, fábrica Fiat para onde a produção foi deslocada.
Marco – Automóvel era o de maior refinamento técnico no país, sedã de comportamento esportivo, e aos 25 de março a caravana estará na FNM, exatas quatro décadas após seu lançamento. Para aderir no todo ou em parte, veja
https://www.facebook.com/events/582813691811562/?context=create.
Inscrições, limitadas, abertas em
http://arcmg.lojavirtual.maxihost.com.br/products/taxa-de-inscricao-alfa-romeo-2300-km.html
 
Foto Legenda 04 coluna 0714
—————————————————————————————————
Gente – Mary Barra, presidente da General Motors, toda. OOOO Lidera relação das 50 mulheres de negócios mais poderosas no mundo, pela revista Fortune. OOOO Nos focos atuais de Dona Barra, viabilizar a GM recém separada do governo dos EUA; retornar a marca Cadillac, ao patamar de referência em luxo. E, … OOOO Comprar um Camaro antigo. OOOO
 
 
 
 
 
 
 

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes