Crescimento se deve ao incremento do portfólio, pela oferta de um serviço diferenciado e aumento nos pontos de contato com os clientes
A Lexus, divisão de luxo da Toyota, comemora o bom resultado comercial no Brasil e em todo o mundo. No mercado local, foram emplacadas 1.208 unidades entre janeiro de dezembro do ano passado, um crescimento de 55% quando comparado com 2018, e que representou o maior crescimento dentre todas as marcas de automóveis de luxo no Brasil e novo recorde de vendas da Lexus no País.
O resultado reflete a boa aceitação de seus modelos no mercado brasileiro, em especial o NX 300h, que chegou ao Brasil em 2015 estabelecendo-se como o principal veículo da gama Lexus e, desde setembro de 2018, é comercializado somente em versão híbrida. Além dele, o destaque é o UX 250h, primeiro crossover compacto de luxo da marca que conta com design inovador e um sistema híbrido ultraeficiente.
Aliás, a partir de março de 2020, o Brasil será o primeiro mercado da Lexus a contar com um portfólio 100% híbrido, veículos estes com isenção do rodízio na cidade de São Paulo.
Veículos híbridos Lexus
Em todo o mundo, a Lexus já vendeu mais de 1 milhão de veículos híbridos em todos os seus mercados de atuação. Atualmente, comercializa 10 modelos equipados com essa tecnologia em seu portfólio global, o que a torna a marca de luxo com a mais ampla gama de produtos híbridos oferecidos em todo o mundo. A tecnologia híbrida alia um motor a combustão a um elétrico autorrecarregável extremamente eficiente, que oferece melhor relação peso/potência. Esse sistema varia a potência entre o motor a combustão e o elétrico, alternando ou combinando os dois conforme necessário.
O primeiro modelo híbrido lançado pela Lexus foi o SUV RX 400h, em 2005. A partir de então, a marca expandiu gradualmente sua oferta de veículos com este tipo de propulsão, lançando, em 2006, o GS 450h, o primeiro sedã híbrido de luxo comercializado até então.
Os modelos da marca Lexus são comercializados no Brasil desde 1994, com vendas shop in shop nas concessionárias da Toyota. Entretanto, desde 2012, quando foi inaugurada a primeira revenda em São Paulo, a empresa trabalha para desenvolver um modelo de negócios com distribuição em lojas próprias.
Atualmente, são 16 pontos de contato com o cliente, oferecendo distribuição, pós-venda e showrooms em todo o País. Esses pontos representam 80% de cobertura do mercado de luxo automotivo brasileiro.
Globalmente, as vendas da marca também registraram novo recorde, com 765.330 unidades comercializadas, aumento de 10% em relação ao resultado do ano anterior. No mundo, o modelo UX também teve grande representatividade nas vendas, além do remodelado sedã de luxo ES. O mercado que mais cresceu para a Lexus foi o chinês, com 25% de aumento em comparação com 2018.
As vendas nos seis principais mercados da Lexus em 2019 foram:
América do Norte: 325.000 unidades (equivalente a 2018)
China (incluindo Hong Kong): 202.000 unidades (+25%)
Europa: 87.000 unidades (+14%)
Japão: 62.000 unidades (+13%)
Extremo Oriente: 34.000 unidades (+8%)
Oriente Médio: 32.000 unidades (+8%)