O que acontece quando o carro passa por um buraco na rua
Se você é motorista, provavelmente, sabe como é comum desviar de buracos nas vias. Além do risco de acidentes, não evitar os obstáculos nas ruas, pode causar alterações no projeto do veículo, tanto na parte estrutural, quanto na dinâmica. Segundo o Engenheiro de Produtos e Serviços da DPaschoal, Renan Gallardo Monteiro, “existe uma série de sistemas e componentes no automóvel que, além de permitir que o motorista mantenha o controle, são responsáveis por absorver e dissipar a energia oriunda do impacto”.
Pneus
Neste caso, o primeiro a sofrer com o impacto é o pneu. Um choque muito forte pode romper suas estruturas internas, principalmente, se estiverem descalibrados, causando bolhas e deformações.
Rodas
Os impactos mais fortes fazem com que a roda entre em contato com o piso ou o pavimento. Nesta situação, a força é transferida, podendo amassar, quebrar ou ainda causar danos estruturais não visíveis na roda, como trincas no tambor, que podem comprometer a segurança do motorista.
Suspensão
O sistema de suspensão faz a ligação das rodas do veículo aos chassis, filtrando as imperfeições do piso, absorvendo impactos e mantendo as rodas em contato com o solo, garantindo conforto, estabilidade e segurança. Quando um impacto é muito forte, ocorre uma força horizontal no sistema – direção na qual o amortecimento não é previsto com intensidade tão alta. Essa força associada com a dissipação de uma grande energia na vertical, pode causar folgas ou deformações em pivôs, buchas, bieletas e em vários outros componentes.
Portanto, quando isso ocorre, o fundamental é realizar um diagnóstico do sistema de suspensão, rodas e pneus. “Vibrações nas rodas ou volante, desalinhamento do volante, automóvel puxando para algum dos lados e barulho na suspensão são alguns sintomas que podem aparecer após o carro cair em um buraco. A ideia é fazer a checagem o quanto antes, já que continuar rodando com o veículo neste estado, pode gerar desgaste prematuro dos pneus ou sobrecarregar e estragar algum outro componente da suspensão”, explica. Monteiro ainda afirma que quando o buraco for inevitável, o correto é segurar firme no volante e não pisar no freio, diminuindo a força do impacto.