Alemão tetracampeão mundial vai deixar a equipe depois de seis temporadas
Uma notícia bombástica nestes tempos de pandemia e sem provas: a Ferrari anunciou que Sebastian Vettel vai deixar a equipe italiana de Fórmula 1 no final da temporada de 2020. O anúncio foi feito pela Scuderia Ferrari hoje, terça-feira dia 12 de maio, em comunicado oficial.“A Scuderia Ferrari Mission Winnow e Sebastian Vettel decidiram, em conjunto, não prolongar o presente contrato respeitante aos serviços do Sebastian como piloto da equipe para a data de termo no final da época 2020 da Fórmula 1.”.
Sebastian Vettel, de 32 anos, ingressou na Ferrari na temporada de 2015 tendo como melhores resultados os vice-campeonatos de 2017 e 2018. Em 2019, Vettel foi quinto no Mundial de Pilotos.
No comunicado da Ferrari, o tetracampeão mundial de F1 (2010-13) deu as suas razões para o desfecho anunciado.“A minha relação com a Scuderia Ferrari terminará no final de 2020. No sentido de ter o melhor resultado possível nesta categoria, é vital para todas as partes trabalhar em perfeita harmonia. Eu e a equipe percebemos que já não há uma vontade comum de ficarmos juntos no final desta temporada. Os aspetcos financeiros não tiveram qualquer parte nesta decisão conjunta. Essa não é a forma que eu penso quando é maneira de fazer certas escolhas e nunca será.”
Vettel acrescenta que os acontecimentos dos “últimos meses” levaram todos a “refletir” no que são as “reais prioridades da vida” e, face a uma “situação que mudou”, o alemão assume que agora é tempo de pensar: “Eu mesmo vou tirar o tempo de que preciso para refletir no que realmente importa quando se tratar do meu futuro.”
Mattia Binotto, diretor da equipe Ferrari, não deu razões concretas para a separação: “Esta é uma decisão tomada em conjunto por nós e pelo Sebastian; e que ambas as partes sentem ser a melhor. Não foi uma decisão fácil de tomar, dado o valor do Sebastian como piloto e como pessoa. Não houve uma razão específica que levou a esta decisão, além do sentimento comum e amigável de que chegou o tempo de irmos por caminhos separados no sentido de alcançarmos os nossos respectivos objetivos.”
Nos agradecimentos que Binotto faz a Vettel, o diretor da equipe lembra que o alemão é o terceiro piloto da casa com mais vitórias – 14 – em GPs além de ser o piloto que mais somou pontos com a Ferrari.