ZF [pro]Tech – Programa global de treinamentos da ZF Aftermarket entra em nova fase no Brasil

Desde o seu lançamento oficial no País, em outubro de 2019, mais de 600 oficinas de diferentes estados realizaram inscrições. Globalmente já são mais 8.400 reparadores treinados

A ZF Aftermarket trouxe pela primeira vez ao mercado brasileiro o ZF [pro]Tech, programa avançado de capacitação técnica para mecânicos de todo o País. O lançamento nacional do programa aconteceu em outubro de 2019 e desde então, mais de 600 oficinas realizaram inscrições, com a concretização de mais de 200 parcerias no ZF [pro]Tech start. O ZF [pro]Tech é considerado um modelo de treinamento bem-sucedido na matriz da ZF, Alemanha, e em outras unidades da empresa como Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Suíça, Áustria e Polônia. O Programa existe globalmente desde 2012 e já possui mais de 8.400 oficinas participantes nestes Países.

A ideia do ZF [pro]Tech é oferecer um suporte diferenciado para reparadores, com um pacote completo de benefícios, a começar por uma plataforma on-line com acesso controlado apenas para os inscritos. Nesta página, os mecânicos podem acessar dezenas de materiais estáticos e vídeos técnicos com instruções de montagens detalhadas das peças de marcas ZF para a linha leve, tanto de veículos nacionais como importados. O programa ainda oferece aos inscritos atendimento telefônico dedicado e participação em eventos regionais exclusivos, com palestras relacionadas às novas tecnologias e aos produtos que mais despertem interesse dos mecânicos.

“O balanço dos primeiros meses do ZF [pro]Tech no Brasil é extremamente positivo. O programa atraiu mecânicos de diversas regiões do País, apenas por meio de divulgações pontuais realizadas em palestras técnicas regionais, em seu evento de pré-lançamento e em seu lançamento oficial. Considerando que as adesões de oficinas são de diversos estados, fica claro que o ZF [pro]Tech teve boa aderência às necessidades nacionais e não apenas em regiões específicas. A expectativa é de que a procura aumente de forma exponencial assim que a divulgação for intensificada, por exemplo, por meio de nossos parceiros comerciais”, afirma Fernando Martins Rodrigues, gerente Sênior de Vendas e Serviços da ZF Aftermarket América do Sul.

O perfil dos participantes são mecânicos e donos de oficinas, com foco no reparo de veículos da linha leve e utilitários, que estão em constante busca de conhecimento técnico e aproximação com os fabricantes através de suporte técnico personalizado. O ZF [pro]Tech atinge desde profissionais que estão iniciando suas atividades no mercado até os mais experientes em busca de aprimoramento, seja para empresas de pequeno porte (2 a 3 colaboradores) até empresas de maior porte (mais de 20 colaboradores).

Para Marcos Derenzo, gerente de Serviços da ZF Aftermarket, “o ZF [pro]Tech oferece um dos melhores pacotes de benefícios e treinamentos técnicos disponíveis no mercado na atualidade”.

Ele dá continuidade ao conteúdo do Amigo Bom de Peça – programa digital de aprendizado dedicado a mecânicos, mas se diferencia pela quantidade de materiais, profundidade técnica, aulas presenciais e benefícios além do treinamento on-line. “Em pesquisas e reuniões nos grupos de foco do Programa Amigo Bom de Peça percebemos que os mecânicos necessitam cada vez mais suporte técnico e proximidade com a fábrica. Com o ZF [pro]Tech, a ideia é que o relacionamento e suporte sejam contínuos”, explica.

“Outro ponto importante é que após a incorporação da TRW ao Grupo, intensificamos o suporte para a linha de leves. Trouxemos o ZF [pro]Tech para complementar o desenvolvimento do mecânico nesta linha, inclusive com a parte eletrônica do veículo e outras transformações do mercado que ele precisa acompanhar para não ficar para trás”.

Fazem parte da equipe de atendimento os técnicos de campo que atuam em nível nacional, as áreas de marketing e vendas e suporte de uma equipe exclusivamente dedicada ao ZF [pro]Tech na Alemanha.

ZF [pro]Tech start e ZF [pro]Tech plus

O programa ZF [pro]Tech foi lançado com dois modelos: start e plus. O  ZF [pro]Tech start é indicado para oficinas que priorizam conteúdos técnicos e atendimento dedicado para maior eficiência no serviço. Os benefícios desse plano são o acesso rápido à plataforma com conteúdos técnicos e instruções de montagem de carros nacionais e importados, vídeos técnicos em português com o passo a passo dos procedimentos de instalação dos principais produtos ZF, contato direto com a equipe técnica para auxílio em diagnósticos e aplicações dos produtos pelo telefone e WhatsApp, participação em eventos regionais exclusivos para aprimoramento técnico e compartilhamento de experiências com os demais parceiros ZF [pro]Tech, informativos periódicos com as novidades da ZF Aftermarket e certificado ZF [pro]Tech start.

Já com o ZF [pro]Tech plus, além de todos os benefícios do plano start, o parceiro tem à disposição dois treinamentos práticos anuais aplicados no SENAI-SP em conjunto com a ZF, visita à fábrica para que possa ver de perto a qualidade e tecnologia aplicada nos produtos,  atendimento de forma presencial e personalizada para um contato ainda mais exclusivo e placa de identificação ZF em sua oficina.

“O plano start é uma versão considerada low cost e destinada aos parceiros que procuram por uma solução compacta. Devido à essas características, a procura por esse plano tem sido um pouco maior. Já o plano plus é destinado às empresas que querem aprofundar ainda mais o seu conhecimento e que buscam maior exclusividade no contato com a ZF. “A procura por essa modalidade tem sido bastante intensa, superando as nossas expectativas. Com relação ao benefício dos treinamentos práticos, oferecemos um calendário de treinamentos disponíveis a partir do segundo semestre de 2020”, pontua Fernando Martins Rodrigues.

O endereço on-line oficial do Programa no Brasil é o https://aftermarket.zf.com/br/protech.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes