O home office em tempo de pandemia traz algumas vantagens para o profissional, como o desperdício de tempo no trânsito e redução de custos, mas também há alguns desafios a vencer, como manter a rotina e o equilíbrio emocional
Com a pandemia, o home office, teletrabalho ou trabalho remoto passou a fazer parte da vida de muitas pessoas e empresas. Com uma conexão de internet e outros equipamentos e ferramentas de comunicação, o funcionário pode cumprir, com eficiência, suas tarefas profissionais sem sair de casa. A nova metodologia de trabalho traz diversas vantagens e alguns desafios a vencer. “Estamos trabalhando de casa ou estamos morando no escritório”, afirmou o empresário da área de telecomunicações Thiago Rodrigues, no “Programa Filtra Ação”, canal de conteúdo online da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais e das revistas Meio Filtrante e TAE, no dia 11 de junho. Rodrigues, que trabalha há anos em home office, e abordou as mudanças trazidas pelo teletrabalho. “Não enfrento trânsito, não tenho interrupções de colegas, o que leva a maior produtividade e foco. No entanto, a vida é mais solitária, há menor interação, muitas vezes, fadiga pelo exagero de reuniões online e maior desgaste pelo excesso de tela”, comentou.
Rodrigues citou também que teve que procurar soluções para vencer alguns desafios no teletrabalho. Segundo o empresário, ele desliga a câmera quando não é necessário e o áudio quando não está falando, assim, evita que ruídos externos ecoem e atrapalhem a transmissão. Também prefere falar mais longe da câmera para mostrar mais a linguagem corporal.
A fisioterapeuta e terapeuta psicopostural Gislaine Zago, convidada também do programa, destacou que o momento é de ressignificação da vida, de valores, com sobrecarga corporal, psíquica, emocional e relacional. “Por que se fala tanto em ergonomia no teletrabalho? A falta de ergonomia no ambiente de trabalho já é uma realidade para muitos profissionais. Não estamos sabendo lidar com o trabalho em casa, muitas vezes, os horários de trabalho se sobrepõem, o corpo dói, mas a dor vem da alma. Precisamos olhar mais para dentro de nós mesmos e ter equilíbrio nas relações, alimentação e emoções”, disse Gislaine, explicando porque a ergonomia passou a ser tão importante neste novo cenário.
Giovanna Mainardi, especialista em nutrologia e prática ortomolecular abordou a questão da saúde no home office, em tempos de pandemia. “O lado bom é que nunca se deu tanto valor à saúde, ao sistema imune, a detalhes da casa, a conversa com parentes. Mas, em contrapartida, o nível de ansiedade está muito maior”, ressaltou.
Ao fim da apresentação, a especialista em nutrologia deu dicas valiosas para enfrentar o novo cenário. “É importante ter rotina, hora para dormir e acordar, se arrumar para trabalhar, pois faz bem à autoestima”, afirmou Giovanna, lembrando também que a alimentação é importante, comida saudável, verduras, legumes e frutas, bem como é fundamental fazer exercícios, dançar e tomar sol. “Não descuide do equilíbrio psicoemocional, pois baixa a imunidade”, completou a terapeuta psicopostural Gislaine.
Para assistir a integra do Programa Filtra Ação, basta acessar à TV Filtro no YouTube (https://lnkd.in/dY9vHhE).