Bottas, Sainz e Hamilton tiveram pneus “decapados” na parte final do GP inglês
A Pirelli está preocupada e abriu um processo de investigação para tentar entender as causa dos furos e desgaste que aconteceram no GP da Grã-Bretanha de Fórmula 1 do último domingo, dia 2 de agosto. Nas últimas três voltas, Valtteri Bottas (Mercedes), Carlos Sainz Jr. (McLaren) e Lewis Hamilton (Mercedes) sofreram furos nos pneus esquerdos dianteiros dos carros.
Com estes incidentes que acontecerem depois de Kimi Raikkonen ter perdido parte da asa dianteira e a ficarem detritos na pista, a fornecedora oficial de pneus da F1 quer esclarecer se os furos aconteceram por causas externas como esta ou por motivos diretamente relacionados com os pneumáticos.
“Pode ser elevado desgaste porque seguramente pneus com 38 ou mais voltas neste circuito estão muito desgastados. Mas eu não estou a dizer que o desgaste é a causa. Podem ser detritos porque havia partes da asa dianteira do Kimi que estavam na pista, além de outros detritos. É por isto que queremos investigar não apenas os pneus com as falhas, mas todos os pneus usados nas últimas voltas da corrida, para perceber se encontramos qualquer corte ou outra indicação possível do que aconteceu. Temos a possibilidade de fazer alguma análise nos nossos laboratórios no circuito.”, explicou Mario Isola, diretor de competições da Pirelli.
As declarações de Isola à F1 destacam que não há muito tempo para fazer a investigação antes da próxima corrida, no próximo fim de semana, e que, por isso é preciso ter conclusões “assim que possível” assumindo que “o objetivo é saber algo mais no máximo até quinta-feira”.