As empresas visam trabalhar em conjunto para ampliar a adoção de veículos elétricos e a expansão da infraestrutura
A Renault e a Nissan, por meio de sua Aliança, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com a Uber, com o objetivo de eletrificar as viagens de seus clientes na Europa. As empresas pretendem explorar uma forte parceria para oferecer veículos elétricos a um preço acessível para os motoristas que utilizam o aplicativo Uber nos mercados europeus, principalmente no Reino Unido, França, Holanda e Portugal. Esta parceria é resultado de um projeto-piloto bem-sucedido entre a Nissan e a Uber no Reino Unido.
O memorando (MoU) entre as companhias foi anunciado como parte do posicionamento da Uber de se tornar uma plataforma de mobilidade zero emissão. Até 2025, 50% dos quilômetros rodados por meio da plataforma da Uber em sete capitais europeias (Amsterdam, Berlim, Bruxelas, Lisboa, Londres, Madri e Paris) serão feitos por meio de veículos elétricos. Com isso, os motoristas poderão optar por um veículo zero emissão em cidades que representam 80% das atividades da Uber na Europa até o final de 2021.
Por meio deste acordo, as empresas vão explorar como trabalhar em conjunto pode acelerar a adoção de veículos elétricos e o ecossistema elétrico nas cidades europeias, incluindo esforços para:
– Oferecer aos motoristas do aplicativo Uber acesso aos veículos elétricos da Renault e da Nissan: Renault ZOE e Nissan LEAF, além de futuros novos veículos elétricos das duas empresas.
– Ampliar o projeto-piloto do Reino Unido para a França até o fim de 2020, com o intuito de escalar o programa para a Holanda, Portugal e outros mercados.
– Lançar planos conjuntos de marketing e educação, para promover as ofertas e benefícios dos veículos elétricos para os motoristas parceiros da Uber e oferecer test drives para permitir a eles experimentarem os veículos.
“Este acordo com a Uber é um reconhecimento de nossa capacidade de conquistar novos mercados e auxiliar profissionais em sua transição energética. Hoje, estamos capitalizando em nossa vantagem competitiva: uma gama atrativa de veículos elétricos que contribui para a expansão da mobilidade elétrica em grande escala. Trabalhamos próximos às autoridades locais nos últimos anos para propor soluções para os crescentes desafios que as cidades estão enfrentando: transporte, a descarbonização e a qualidade do ar. Com a assinatura deste MoU, estamos unindo nossas forças para acelerar o movimento”, declarou Gilles Normand, vice-presidente sênior de Veículos Elétricos e Serviços de Mobilidade no Grupo Renault.
Jordi Vila, vice-presidente da Divisão de Vendas e Marketing da Nissan Europa, acrescentou: “Com dez anos de experiência com o Nissan LEAF, sabemos que as pessoas adoram dirigir um carro elétrico e que esta mudança pode ajudar os motoristas a economizar dinheiro e apoiar as ambições de nossas grandes cidades em matéria de qualidade do ar. Por meio da nossa parceria com a Uber no Reino Unido, já fomos capazes de aumentar a conscientização em relação à mobilidade elétrica e a adoção dos veículos elétricos e estamos ansiosos para expandir esta iniciativa por toda a Europa”.