— Marca estadunidense vende mais que Fiat e Volkswagen; com 10%, coreana fica entre as quatro grandes na cidade.
Em São Paulo, não tem pra ninguém: a GM é, de longe, a marca mais vendida na cidade e no Estado, superando as duas principais concorrentes, Fiat e Volkswagen, que estão na sua frente no mercado nacional.
A GM fechou 2013 com 18.624 unidades vendidas no Estado, o que corresponde a 20,8% de participação, contra 16,2% da Volkswagen e 14,5% da Fiat.
Na cidade de São Paulo a diferença para as concorrentes é ainda maior: a GM ficou com 18,9%, contra apenas 13,6% da Volkswagen e 12,3% da Fiat.
Líder no Brasil, com 21,3%, a italiana amargou a terceira posição tanto na cidade quanto no estado. Na cidade, por pouco não foi superada também pela Hyundai: a marca coreana ficou com 10,1% das vendas na maior cidade do País, superando a Ford e ficando a apenas dois pontos da Fiat.
Dá pra dizer que na cidade de São Paulo, o grupo das “quatro grandes” é formado por GM, Volkswagen, Fiat e Hyundai, únicas que atingiram uma participação de dois dígitos.
É na cidade de São Paulo – maior mercado do País – que se notam as principais diferenças de participação em relação ao desempenho nacional.
Além da liderança absoluta da GM, da sofrível participação de Fiat e Volkswagen e do crescimento da Hyundai (veja quadro), a Honda mais do que dobra o percentual de participação em relação ao mercado total. A japonesa tem no Brasil 3,9% das vendas e sobe para 8,8% na cidade de São Paulo.
Assim, mais uma marca passou a Ford, que ficou apenas com a sexta posição no ranking da capital.
No estado, a Citroën sobe uma posição em relação ao ranking nacional e quase dobra a participação, passando de 1,9% para 2,7% e a Renault cai de quinto lugar (no ranking nacional) para a sétima posição na cidade e no estado.
Veja quem é quem na cidade, no estado e o país
Ranking de vendas na cidade de São Paulo
(2013)
Marca Unidades Part.
1) GM 6.069 18,9%
2) Volkswagen 4.349 13,6%
3) Fiat 3.933 12,3%
4) Hyundai 3.224 10,1%
5) Honda 2.836 8,8%
6) Ford 2.747 8,6%
7) Renault 2.171 6,8%
8) Toyota 1.625 5,0%
9) Nissan 923 2,9%
10) Citroën 892 2,8%
Fonte: Renavam
Ranking de vendas no estado de São Paulo
(2013)
Marca Unidades Part.
1) GM 18.624 20,8%
2) Volkswagen 14.447 16,2%
3) Fiat 12.913 14,5%
4) Ford 8.833 9,9%
5) Hyundai 7.164 8,0%
6) Honda 6.267 7,0%
7) Renault 5.214 5,8%
8)Toyota 4.408 4,9%
9) Citroën 2.398 2,7%
10) Nissan 2.036 2,3%
Fonte: Renavam
Ranking de vendas no Brasil
(2013)
Marca Unidades Part.
1) Fiat 762.619 21,3%
2) Volkswagen 666.632 18,7%
3) GM 649.907 18,1%
4) Ford 335.055 9,4%
5) Renault 236.238 6,6%
6) Hyundai 212.913 5,9%
7) Toyota 176.287 4,9%
8) Honda 139.281 3,9%
9) Nissan 77.843 2,2%
10) Citroën 66.113 1,9%
Fonte: Renavam