Golpes e furadas na compra ou venda de um seminovo

Saiba como a tecnologia usada pela Volanty traz mais transparência para o mercado

Pensar em comprar ou vender um carro é um assunto que traz vários tabus à tona. O mercado de seminovos é um dos mais tradicionais do mundo, e um dos que mais sofre com golpes e fraudes.

Fazer uma transação entre pessoas físicas, por exemplo, vendendo para particulares traz muitos riscos, principalmente de anúncios fraudulentos. E é comum que as lojas e concessionárias ofereçam benefícios para comprar um carro, ou fazer uma troca. Mas na verdade, podem não ser vantagens de verdade. A tecnologia, e o uso de dados aliados à inteligência artificial, estão mudando este mercado em startups como a Volanty, primeiro marketplace digital de seminovos no Brasil.

Guilherme Martins, CTO da Volanty, explica que normalmente nas concessionárias, toda avaliação do carro é feita com base no carro que está sendo comprado. Por isso, é muito comum o veículo do potencial comprador ser “valorizado”, mas na verdade o consumidor está pagando toda, ou mais até, a diferença no preço do seu carro zero. “Além disso, as concessionárias não tem um processo transparente se o carro irá para algum repasse para revendedor ou será vendido na loja, então os preços são sempre oferecidos por baixo.” conta.

Outra fraude comum acontece em relação à idoneidade das lojas, algumas criam anúncios de carros que elas não possuem, mas são atrativos e levam os consumidores até o local. Muitas lojas não possuem uma política clara de atendimento ao cliente, outro golpe comum, é o carro estar aparentemente lindo, só visualmente, mas por dentro é tudo trocado, mal reparado e não dura nem 5000km de rodagem.

Pensando em oferecer uma experiência totalmente transparente para seus clientes, a tecnologia da Volanty ajuda a fazer uma avaliação completa nos veículos da plataforma, que deixa muito claro quais fatores podem reduzir o valor de mercado do veículo e o que não reduz. “Outro aspecto importante é a inteligência de mercado. Quando sugerimos um preço de compra de um carro, é baseado na realidade do preço de mercado e não em uma avaliação de uma pessoa específica. Com isso conseguimos focar no aspecto técnico dos nossos profissionais e nos critérios de qualidade do carro definidos pela nossa tecnologia” explica Guilherme.

Entre os fatores analisados pela tecnologia da startup para precificar um seminovo, os que mais influenciam são o ano, modelo específico e a marca. Os demais fatores, vão desde motorização, até qualidades específicas de cada modelo, onde em alguns cenários se tornam extremamente relevantes, ao todo são mais de 600 fatores no algoritmo da plataforma, uma quantidade que ajuda a entender cada segmento de maneira mais precisa e justa.

A Volanty possui centros de atendimento em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas além da venda presencial, a startup também está realizando a venda online dos seminovos do catálogo. O atendimento é realizado com hora marcada, e é possível ver todos os detalhes com um tour 360 pelo automóvel. O carro é enviado – totalmente higienizado – para a casa do comprador em todo o Brasil. Além de ser um carro selecionado, os veículos seminovos presentes no catálogo da Volanty possuem 1 ano de garantia que inclui mais de 19 itens do automóvel, entre eles câmbio, motor, sistemas elétricos e eletrônicos, ar condicionado, direção e sistema de arrefecimento, e possibilidade de devolução em até 9 dias, ou até a marca de 600 quilômetros rodados a partir da venda.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes