Chefe da equipe Hot Car faleceu em acidente no interior de Minas Gerais
Faleceu na noite deste sábado, dia 31 de outubro, em um acidente no km 430 da BR365, em Uberlândia (MG), o ex-piloto e chefe de equipe da Stock Car Amadeu Rodrigues. O dirigente da Hot Car Competições voltava com a esposa, Cibele, e sete membros da equipe da etapa do Brasileiro de Endurance realizada no final de semana em Goiânia quando a van que ele dirigia bateu contra a traseira de uma carreta. Desconfia-se que Rodrigues tenha sofrido um mal súbito. Amadeu não resistiu e faleceu no local.
A esposa de Amadeu, que sofreu fratura na perna, e mais quatro membros da equipe foram socorridos pelo 5º Batalhão de Bombeiros da região e levados a hospitais do entorno de Uberlândia. Os outros três integrantes do veículo sofreram apenas escoriações e já foram liberados.
“Uma vida inteira de amor pelo automobilismo, assim se pode resumir a trajetória de Amadeu Rodrigues, comentou Carlos Col, Presidente da Vicar, promotora da Stock Car. “Dedicação pelo esporte é a marca que ele nos deixa como exemplo. Que Deus abençoe e conforte a família, que esteve sempre ao seu lado vivendo intensamente esta paixão”, resumiu.
“Essa é uma notícia muito triste para quem conviveu com o Amadeu. Fui seu piloto durante quatro anos na Copa Fiat e, coincidentemente, foi para a sua equipe que consegui o primeiro patrocínio na Stock Car, quando ele tinha como pilotos o Rodrigo Hanashiro e o Hélio Saraiva. Infelizmente ele se foi, mas de várias formas estará sempre no coração dos profissionais e fãs da Stock Car”, comentou Fernando Julianelli, que recentemente assumiu o cargo de Vice-Presidente Comercial e de Marketing da Vicar.
Amadeu Rodrigues, 65 anos, construiu no automobilismo mais do que uma carreira, mas uma história de vida admirada pelos colegas de pista. Ex-piloto de sucesso, notabilizou-se pelo talento ao volante e, mais tarde, pelo apreço pelo lado técnico do esporte, fato que o conduziu naturalmente para a posição de chefe de equipe em diversas categorias.
Nos anos 80 e começo dos 90, Amadeu viveu a fase do envolvimento das fábricas em campeonatos como o Brasileiro de Marcas, sempre se posicionando como profissional da linha de frente do esporte a motor. Ao longo das décadas, seja como piloto ou chefe de equipe, colecionou pódios e vitórias nas mais variadas categorias, como a registrada na Stock Car em Santa Cruz do Sul, 2014, com o piloto Rafa Mattos.
Amadeu foi campeão da extinta e competitiva Divisão 3. Como dirigente da Hot Car, foi também campeão do Brasileiro de Marcas e Pilotos (1991) e da Copa Clio (2003). Voltou a pilotar em 2008 e 2009 – agora na sua equipe – e foi bicampeão Brasileiro de Endurance (Grupo 4). No Mercedes-Benz Challenge, sob seu comando a Hot Car foi campeã da temporada 2014 e conquistou vários pódios em 2015, 2016, 2017 e 2018.
Em 1990, Rodrigues sofreu um acidente na etapa de Tarumã (RS) do Brasileiro de Marcas e Pilotos. A batida rompeu o tanque de combustível e todo o álcool foi jogado para dentro do habitáculo do veículo. Durante 40 segundos, Amadeu ficou preso no carro em chamas e sofreu queimaduras em 75% do corpo, a maior parte de terceiro grau. A luta pela vida durou quatro meses na UTI, e ainda foi necessário mais um ano para a recuperação total e cirurgias corretivas.
Nos últimos anos, Amadeu Rodrigues passou a lutar contra um câncer que apesar de o ter debilitado, não o tirou dos autódromos. Sempre cercado pela família em suas atividades profissionais, Rodrigues foi ainda peça importante no processo de montagem dos novos Toyota Corolla e Chevrolet Cruze do projeto 2020 da Stock Car, tarefa que teve forte participação da Hot Car.
Na atual temporada da Stock Car, a Hot Car Competições conta com o piloto Tuca Antiniazzi, além dos pilotos Guilherme Salas e Alexandre Auler no Brasileiro de Endurance. Amadeu Rodrigues deixa a esposa, Cibele, e as filhas Barbara e Juliana, além muitos amigos e admiradores no automobilismo brasileiro.