Um SUV chinês que será, em breve, produzido aqui no Brasil. Para este modelo, o Chery Tiggo, contamos com a colaboração do cirurgião dentista Ben-Hur Broll, 28 anos, e dono de um Mitsubishi TR4 automático ano 2008.
A primeira impressão de Ben-Hur foi o design: ´É muito bonito! As linhas são bem atraentes! Os chineses estão acertando mesmo no desenho dos carros! Rodas de aro 16? Engraçado, mas não é 4 x 4!Legal, dá mais robustez ao SUV! Gostei muito!`. O dentista ainda destaca o posicionamento da coluna: ´No meu TR4 ela dificulta a visão. Já no Tiggo, não há este problema.`
Internamente, Ben-Hur faz sua análise: ´O painel traz todas as informações necessárias e tem design moderno. Curioso é este porta-luvas que, por fora parece bem grande porém, é pequeno. Uma pergunta: por que a entrada USB é pequena? Tem algum adaptador para colocar o maior?` A ergonomia, para o dentista também é boa: ´Sou baixo – 1, 68 metros – e me senti bem posicionado. Mas falta um ajuste de altura. Seria interessante que a Chery verificasse isso. E um outro detalhe: teto solar também ajuda! E a opção com banco de couro? Existe?´
Quanto a motorização, Ben-hur falou muito bem: ´Sensacional! Este motor 2.0 é muito bom mesmo! O câmbio é bem escalonado e as trocas são suaves! É a autonomia? Tem certeza que o marcador de combustível não está quebrado? Realmente perdi o medo de ter um carro chinês. Se compraria um? Com certeza, principalmente o preço de R$ 51.900 que é realmente muito atrativo!´
Mas Ben-Hur faz algumas ressalvas: ´A porta traseira – porta-malas – é bem pesada! O espaço é um dos melhores que já vi (Ben-Hur é dono de um Mitsubishi TR4 e um Ford Ecosport)! A distância do volante também é fantástica! Olha, gostei muito.`
Chery Tiggo
O Tiggo foi o modelo que a chinesa Chery elegeu para a sua chegada ao mercado nacional em 2009 e, desde seu lançamento, teve cerca de 10 mil unidades comercializadas aqui no Brasil, o que representa 22% das vendas da montadora chinesa no país.
Equipado com motor 2.0 16V ACTECO a gasolina, com transmissão manual de cinco velocidades. A potência máxima é de 138 CV a 5.750 rpm, e o torque máximo de 18,5 mkgf a 4.500 rpm. A aceleração de zero a 100 km/h é feita em cerca de 15 segundos, enquanto a velocidade máxima fica na suficiente marca de 170 km/h, dados fornecidos pelo fabricante.
Para garantir estabilidade e segurança mesmo em pisos irregulares, além dos pneus 235/60R16, o SUV traz suspensão dianteira do Tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores de dupla ação e barra estabilizadora; e traseira independente, do tipo Multilink, com molas helicoidais, amortecedores de dupla ação e barra estabilizadora.
O sistema de freios foi aperfeiçoado para aumentar a eficiência e, consequentemente, reduzir a distância de frenagem. O conjunto é composto por discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira, auxiliados por ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem), uma das exigências do Inovar Auto.
Quanto ao pacote de acessórios, conta como itens de fábrica que incluem ar-condicionado, acionamento elétrico para vidros, travas e retrovisores, CD player com entrada USB e freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem). Importado do Uruguai, o Novo Tiggo está à venda em toda a rede de concessionárias Chery, ao preço sugerido de R$ 51.990.
Joka Finardi