Ficar atento às condições da coifa protetora e usar somente graxa especificada estão entre os fatores que podem impedir desgaste prematuro na junta
Parte do sistema de transmissão, as juntas homocinéticas são peças que servem para transmitir torque, ou seja, força do motor às rodas de forma constante. “As juntas homocinéticas podem suportar condições severas de funcionamento. No entanto, é necessário ter alguns cuidados para evitar desgastes prematuros”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
Para terem vida longa, em primeiro lugar, é preciso ler atentamente as instruções de manutenção, usar somente graxa especificada e não tentar desmontar e montar de novo uma junta contaminada por sujeira ou umidade. “Os componentes internos devem estar completamente protegidos da sujeira e umidade por meio da coifa protetora de borracha”, afirma.
Na hora da manutenção preventiva, Silva recomenda, sempre que for executar algum serviço, examinar se há rasgos ou rachaduras nas coifas e observar as condições de fixação e selagem de suas braçadeiras metálicas. “Caso seja identificada qualquer anormalidade nas coifas será preciso verificar imediatamente a condição da graxa. Se ela estiver com indícios de contaminação por agua ou material abrasivo, fazer o teste do tato esfregando a graxa entre os dedos poderá apontar se há aspereza, indicando que o lubrificante está contaminado, neste caso deve-se então substituir a junta.
Silva ressalta ainda que a má utilização da graxa ou de coifa e braçadeiras podem comprometer as juntas homocinéticas. Em casos que os danos na coifa não chegam a danificar a junta, é possível trocar somente a coifa, desde que sejam seguidas algumas recomendações, entre elas, usar somente a graxa especial, ferramentas apropriadas, limpar muito bem as juntas antes de colocar nova graxa. “Toda graxa antiga deve ser removida, enfatiza.
O ideal seria substituir o kit de reparo das juntas antes que o mesmo apresente sinais de comprometimento evitando assim danos prematuros às juntas.