Inovação utiliza big data para aumentar a produtividade nas fazendas de seringueiras
A Bridgestone Corporation anunciou que desenvolveu um sistema de otimização para a plantação de seringueiras, que utiliza big data para aumentar a produtividade. Atualmente, as fazendas de borracha plantam diferentes clones de árvores em vastas áreas e enfrentam diversos problemas de manejo, como otimizar o número de árvores em uma área de plantio e procedimentos de colheita. O novo sistema busca um plano de plantio ideal ao longo de mais de 30 anos, para melhorar e estabilizar o rendimento da plantação. O sistema aprimorado contribui para o suprimento sustentável¹ e estável de borracha natural.
Por meio do conselho acadêmico do Instituto de Matemática Estatística da Organização de Pesquisa de Informações e Sistemas do Japão, o novo sistema emprega um modelo matemático que incorpora uma infinidade de fatores, incluindo saúde do solo, gerenciamento de doenças e potencial de clonagem, entre os candidatos. O modelo final é especificado com base na experiência em gerenciamento de fazendas de borracha da Bridgestone.
Para alcançar a visão da empresa, “2050, a Bridgestone continua a fornecer valor social e valor ao cliente, como uma empresa de soluções sustentáveis”, a companhia definiu uma nova meta ambiental de médio prazo, Milestone 2030, para promover ainda mais os desafios de “desacoplamento” do crescimento de seus negócios ao impacto ambiental e aumento do consumo de recursos.
A empresa fornece soluções por meio da inovação para contribuir para um transporte mais seguro, bem como reduzir ainda mais seu impacto sobre o meio ambiente, contribuindo para a redução de CO2 e concretizando a economia circular, incluindo a expansão de recursos renováveis. Por isso, a companhia estuda como diversificar e expandir suas fontes de borracha natural. Uma dessas iniciativas é a pesquisa e desenvolvimento voltados para a melhoria da eficiência na produção da borracha natural derivada da seringueira.
Além disso, a companhia está promovendo iniciativas para apoiar atividades empresariais sustentáveis com tecnologias que contribuam para o fornecimento estável de borracha natural. Dessa forma, a empresa continuará a desenvolver inovações combinando o conhecimento exclusivo em borracha com tecnologias digitais e trabalho com diversos parceiros.
Utilizando este modelo em conjunto com as projeções de produção derivadas de dados de fazendas de seringueiras, incluindo dados de produção de séries temporais e dados de fazendas espaciais, o sistema usa uma abordagem de programação inteira mista para derivar uma solução em que clones de árvores devem ser plantados quando, onde e em que quantidade para manter uma alta produtividade da borracha natural. No futuro, a Bridgestone personalizará ainda mais o sistema antes de oferecê-lo para uso em outras fazendas, com o objetivo de contribuir para um fornecimento global sustentável e estável de borracha natural.
Em 2050, a população global está projetada para atingir 9,6 bilhões, enquanto o número de automóveis próprios ultrapassará 2,4 bilhões. Consequentemente, espera-se que a quantidade de materiais necessários para a produção de pneus aumente. Enquanto isso, há um esforço para separar o crescimento econômico dos impactos ambientais, conforme indicado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.