Teatro: Aviso Prévio no Viga Espaço Cênico até 9 de maio

Com direção de Clara Carvalho segue em cartaz em apresentações presenciais 

O espetáculo Aviso Prévio segue em cartaz no Viga Espaço Cênico, com sessões presenciais até 9 de maio, com sessões aos sábados e domingos, às 18h. Os ingressos são gratuitos e limitados devem ser retirados com 1 hora de antecedência na bilheteria do teatro.

O texto da dramaturga mineira Consuelo de Castro (1946-2016), com direção de Clara Carvalho aborda diversos temas como a relação a dois, os múltiplos papéis sociais, a condição feminina, loucura e sanidade, sonhos e finitude, a efemeridade da vida, e marcou a ruptura da autora com o teatro realista. A trama apresenta um casal, vivido por Fernanda Couto e Kiko Vianello, que vivem na iminência da separação. A peça foi montada pela primeira vez em 1987, com Nicette Bruno e Paulo Goulart e direção de Francisco Medeiros.

A montagem de Clara Carvalho (vencedora dos prêmios APCA, Aplauso Brasil e Shell) prioriza o teatro essencial, onde o jogo cênico não ilusionista se alicerça na relação entre o texto e os atores. “O diálogo de Consuelo é denso, mas ágil, teatral, construído por recortes. Pesquisamos os contrastes entre uma cena e outra justapondo registros de estilos, como pequenos mosaicos”, explica a diretora.

Clara teve contato com o texto por meio de um ciclo de leituras promovido pelo Sesc Ipiranga em 2019, quando foi convidada para dirigi-lo. A partir de então, ela e os atores Fernanda Couto e Kiko Vianello passaram a compartilhar o desejo de encená-la.  “O que mais me interessou na peça foi a originalidade na construção da dramaturgia, que é toda fragmentada. Os personagens Ela e Oz funcionam como uma dupla e enxergar cada uma das facetas desta dupla é visitar uma sucessão de casais que reconhecemos em seus enquadramentos, insatisfações e becos sem saída. Uma construção meio onírica de um sonho ancorado na realidade, como um fluxo do inconsciente.”

Fernanda Couto completa que a peça fala muito do contexto da mulher. “O texto é de 1987, mas ainda nos diz muito, do quanto a gente já caminhou nesse percurso da história, mas o quanto ainda temos que avançar nessa questão da condição feminina”.

A atriz, que é casada há 27 anos com Kiko Vianello, revela que essa é a primeira vez em que contracenam no palco sozinhos. “Em tempos de consumo, até na questão afetiva, falar de amor é cada vez mais necessário. Reabrir o nosso olhar para possibilidades positivas das relações, parcerias e afetos. Como a peça trata de diferentes papeis, não estamos só falando da relação de amor, mas de todas as relações que temos ao longo da vida, de autoestima, de acreditar na construção. Acho que chegamos num momento de maturidade artística e pessoal para enfrentar muitos temas delicados que acompanham as nossas vidas e todos os casais.”

O espetáculo tem produção da HBenjamim Produções através da Lei Aldir Blanc.

Ficha técnica:

Texto: Consuelo de Castro. Direção Geral: Clara Carvalho. Assistência de Direção: Suzana Muniz. Elenco: Fernanda Couto e Kiko Vianello. Cenário: Amanda Vieira e Marichilene Artisevskis. Figurino: Marichilene Artisevskis. Visagismo: Equipe Studio W Higienopolis – Make up: Suely Rodrigues. Cabelo: Claudia Santo. Manicure: Mary Santos. Trilha Sonora: Ricardo Severo. Desenho de Luz: Fran Barros. Direção de Produção: Henrique Benjamin. Produção Executiva: Fábio Hilst. Assistente de Produção: Kiko Rieser. Mídias Digitais: Ton Prado e Cubo Entretenimento. Administrativo: Emília Breda. Assessoria Jurídica: Murillo Osneti. Contabilidade: CMS Contábil. Secretária: Louise Helene. Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli. Fotografia: Heloisa Bortz. Câmeras: Lucas Kloppel, Natália Nogueira e Fernando Fiurst. Edição: Fernando Fiurst. Direção de Fotografia: Hugo Kloppel. Design Gráfico e Vídeos: Ton Prado. Operador de Luz: Fran Barros. Operador de Som: Rafael Thomazini. Contrarregra e Direção de Palco: Lucas Andrade. Tradução libras: Karina Zonzini. Camareira: Judith Rosa. Costureira: Judite Gerônimo de Lima.

Serviço:

AVISO PRÉVIO

Até 9 de maio – Sábado e domingo às 18h.

Ingressos: Grátis – retirada com 1 hora de antecedência.

Capacidade: 28 lugares – Protocolo Covid 19.

Local: VIGA ESPAÇO CÊNICO – (Teatro Viga) – Rua Capote Valente. 1323 – Pinheiros.

Telefone: (11) 3801.1843.

Lotação: 36 lugares (Capacidade da plateia reduzida, conforme estabelecido pelo protocolo do Governo do Estado e da Prefeitura da capital).

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes