Especialista fala sobre cores e pintura dos automóveis
Quando você olha para um carro na rua, uma das primeiras coisas que te chamam a atenção seguramente é a cor, certo? Muitos pensam que essa cor é um resultado da aplicação de uma tinta básica aplicada à lataria, não é mesmo? Nada disso! Na verdade, tem muita tecnologia embutida ali, e eu gostaria de te convidar para dedicar cinco minutos de seu tempo e entender um pouco mais sobre as tecnologias aplicadas nos processos de pintura de veículos.
Primeiramente, é importante saber que, além da beleza exterior, a pintura precisa garantir várias propriedades ao veículo, como, por exemplo, a resistência física contra batidas de pedras, chuva de granizo ou mesmo contra a radiação ultravioleta – a cor não pode desbotar com a exposição ao sol ao longo dos anos.
Tudo isso sem contar que, normalmente, são aplicadas quatro camadas sobrepostas de pintura que, juntas, não podem ter uma espessura maior do que um décimo de milímetro, ou seja, mais finas do que um fio de cabelo!
Para garantir tudo isso, a BASF oferece tecnologias e soluções inovadoras, sempre em busca de alternativas que sejam amigáveis ao meio ambiente. Um exemplo disso é a tecnologia de e-coat (ou KTL), a primeira camada aplicada após o pré-tratamento da carroceria e que dá a proteção contra oxidação do veículo. A tecnologia de e-coat à base de água CathoGuard® da BASF tem um alto poder de penetração nas partes internas da carroceria, o que possibilita uma proteção completa utilizando até 20% menos tinta do que outro material tradicional. Além disso, promove uma economia de água no processo que pode chegar a um total de 180 a 400 litros por carro produzido, dependendo da estrutura de produção de cada empresa.
O primer, camada seguinte, tem uma função importante de proteger a carroceria contra batidas de pedra e uniformizar a superfície para receber as próximas camadas. Nosso portfólio inclui primers à base de solvente e à base de água.
A próxima camada é a base, onde está a cor que garante a personalidade do veículo. A qualidade dessa camada é garantida por uma ampla gama de pigmentos e elementos de efeito especial, como alumínios, efeitos perolados e outros. São incríveis os efeitos que se consegue fazer com essa tecnologia, e isso faz toda a diferença no acabamento do veículo.
A última etapa – mas também muito importante – é o verniz, cuja principal função é proteger a superfície durante a vida do veículo contra as mais diversas agressões, como raios solares, arranhões, excrementos de pássaros, entre outras possibilidades. Ao mesmo tempo, é a camada que dá o brilho final ao veículo. A nossa principal inovação em vernizes é o iGloss®, um tipo de verniz automotivo que preserva o “efeito de carro novo” e tem uma alta resistência a arranhões, conseguindo recuperar até 90% da deformação causada pelo arranhão.
Para concluir, hoje em dia, não tem como não falar do futuro, que surge com novos desafios, e a BASF já conta com produtos destinados ao que está por vir. Como exemplo, posso citar um de nossos últimos lançamentos, uma tecnologia de tintas que possui uma característica especial de evitar que a tinta cause bloqueios aos sensores Lidar, fundamental para garantir o correto funcionamento dos veículos autônomos em um futuro muito próximo. Há poucos anos, ninguém falava disso e a nossa equipe de pesquisa e desenvolvimento já trabalhava para ter essa tecnologia disponível no mercado na hora certa – e ela já está entre nós!
Atualmente, a pintura tem um papel extremamente importante na indústria automotiva, pois agrega valor com novas propriedades e trazendo personalidade aos veículos. Exceto pela forma, nenhum outro fator influencia a maneira como um veículo é percebido tanto quanto sua cor. Por isso, trabalhamos para oferecer tecnologias sempre atualizadas, apoiar na aprimoração dos processos de pintura, ajudar na definição de tendências e, assim, garantir que nossos clientes sejam cada dia mais exitosos no mercado.
Autor: Marcos Fernandes, diretor de Tintas Automotivas da BASF