Com uma ambição de 400 mil veículos por ano, o polo Renault ElectriCity será o centro mais importante e competitivo para produção de veículos elétricos da Europa
No âmbito do plano estratégico Renaulution, o Renault Group e as organizações sindicais representantes do pessoal (CFDT, CFE-CGC, CFTC, CGT, FO e SUD) assinaram um acordo para consolidar o futuro das plantas da Renault na região Hauts-de-France. Este acordo dá origem ao polo Renault ElectriCity: uma entidade jurídica com capital 100% Renault SAS, que reúne as plantas industriais das cidades de Douai, Maubeuge e Ruitz, totalizando quase 5.000 colaboradores.
Ao criar esta entidade única, o Renault Group tem a ambição de fazer destas fábricas a unidade de produção mais competitiva e mais performance com foco em veículos elétricos na Europa, para produzir 400 mil veículos por ano até 2025. Por meio deste acordo, o Renault Group definiu três objetivos principais:
- Permitir o desenvolvimento de um projeto industrial robusto e coerente, para todas as fábricas do Polo;
- Atingir a excelência operacional, baseando-se em um modelo de gestão do negócio, um modelo de gestão social e a modernização das plantas de produção;
- Desenvolver a atratividade do Polo Industrial do Norte da França, para construir uma infraestrutura de componentes-chave para veículos elétricos.
Para acompanhar este ambicioso projeto industrial, o Renault Group prevê criar 700 empregos fixos, entre 2022 e o fim de 2024, com 350 contratações na planta de Maubeuge e 350 contratações distribuídas entre as plantas de Douai e Ruitz. Estas contratações vão se inserir nas estratégias compartilhadas com as iniciativas locais de emprego, o Polo de Emprego da França e todos os stakeholders da região.
A região Hauts-de-France tem todos os diferenciais necessários para se tornar uma referência na Europa em matéria de know-how e produção, em toda a cadeia de valor dos carros elétricos. Em linha com suas funções de P&D, o Renault Group vai formar parcerias com universidades, para implantar dispositivos de treinamento adaptados à evolução do mercado automotivo, contribuindo para os trabalhos de pesquisa.
O Renault Group também participará de estratégias de inovação, em parceria com startups e entidades especializadas, para acompanhar as futuras evoluções da indústria automotiva, participando de iniciativas para atuar como “incubadora”.
Como a proximidade dos parceiros do Grupo constitui uma condição essencial para o sucesso da nova iniciativa, o Renault Group vai trabalhar para demonstrar as vantagens de uma localização próxima de suas fábricas, tanto para o projeto da fábrica de baterias como para outros parceiros que produzem componentes para veículos elétricos.
“Tenho um grande orgulho de contribuir para a criação do polo Renault ElectriCity, que é símbolo do know-how e da inovação tecnológica da Renault, bem como participar do desenvolvimento econômico e social da região Hauts-de-France, na Europa. Este acordo foi assinado com todas as organizações sindicais e demonstra que o comprometimento dos colaboradores, o diálogo social construtivo e uma forte implantação territorial são as chaves para implementar um modelo industrial robusto e atrativo”, declarou Luciano Biondo, diretor do Polo Renault ElectriCity.
Informações-chave
- Douai
- A partir de 2021, a fábrica produzirá seu primeiro veículo elétrico, o Mégane E-Vision, com base na nova plataforma modular CMF-EV da Aliança;
- Com base nesta mesma plataforma, Douai será encarregada da produção de um novo veículo do segmento C;
- Também será instalada uma nova plataforma elétrica dedicada à industrialização de veículos do segmento B.
- Maubeuge
- Pioneira e líder no segmento de furgões elétricos na Europa há 10 anos com o Kangoo elétrico, a planta produz o Novo Kangoo e o Novo Kangoo Van para a Renault e seus parceiros Mercedes e Nissan, além de produzir, em 2022, o Novo Kangoo E-Tech Elétrico;
- Além disso, a fábrica ficará a cargo da produção de outras variantes do Novo Kangoo.
- Ruitz
- Esta fábrica será responsável por uma nova atividade de produção de componentes elétricos.