Homenagem será durante o Rally da África Oriental com JUKE Rally Tribute Concept que tem capô e rodas pretas e é movido por trem de força elétrico híbrido avançado
Para comemorar o 50º aniversário da vitória do icônico 240Z no Rally da África Oriental, a Nissan apresenta esboços que mostram como seria um carro de rali contemporâneo da Nissan baseado no crossover JUKE.
As imagens do JUKE Rally Tribute Concept coincidem com o início do lendário Safari Rally Kenya, que faz parte do calendário do Campeonato Mundial de Rali há 19 anos.
O crossover Nissan JUKE de produção é um ponto de partida natural para o design do JUKE Rally Tribute Concept graças à sua postura robusta e elevada na estrada, com saliências dianteiras e traseiras curtas, que naturalmente conferem a ele uma agilidade excepcional e forte desempenho potencial no fora de estrada.
Com arcos de rodas alargados para acomodar os pneus off-road feitos sob medida, a postura do veículo é agora mais imponente, enquanto as luzes adicionais montadas no capô e no teto destacam as credenciais do JUKE Rally Tribute Concept como um fora de estrada competitivo.
O capô e as rodas pretas do JUKE Rally Tribute Concept são uma homenagem visual ao do 240Z, de 1971, que competiu no Rally da África Oriental. Essas mesmas sugestões também serviram de inspiração para o carro-conceito Gripz que a Nissan apresentou no Salão do Automóvel de Frankfurt em 2015, que por sua vez influenciou o design da produção JUKE, apresentado em 2019.
Como parte do compromisso da Nissan com a eletrificação de sua gama, o trem de força do JUKE Rally Tribute Concept seria híbrido elétrico, permitindo maior eficiência bem como oferecendo torque instantâneo adicional para melhorar seu desempenho em todas as condições.
“O JUKE Rally Tribute Concept celebra um momento icônico na herança da Nissan, com a participação e vitória do lendário 240Z no Rally da África Oriental, em 1971. Ao comemorar essa vitória, ele também reflete a história pioneira da Nissan em crossovers, design marcante e motorizações eletrificadas. Estamos muito satisfeitos em comemorar o 50º aniversário da vitória dessa conquista notável com essas imagens impressionantes”, diz Coralie Musy, Vice-Presidente, Marca e Experiência do Cliente da Nissan Europa.
“A Nissan está atualmente escrevendo um capítulo empolgante de sua história, pois estamos renovando nossa linha de crossovers na Europa. A substituição da primeira geração do pioneiro e icônico JUKE foi introduzida no final de 2019 e está se provando extremamente popular entre os clientes. Também acabamos de lançar a terceira geração do recém-eletrificado Qashqai na Europa, enquanto o robusto X-Trail virá no próximo ano”, acrescenta.
Vitória icônica
Em 1971, o lendário 240Z que conquistou a vitória do duro Rally da África Oriental foi pilotado por Edgar Herrmann com Hans Schüller como navegador. Na verdade, o rali foi um sucesso retumbante para a marca com os 240Zs voltando para casa uma segunda e sétima posições. Além disso, a vitória foi a segunda consecutiva da marca no rali.
O 240Z de cintura baixa era movido por um motor de seis cilindros em linha de 2.4 litros, produzindo 210 cavalos, com potência enviada para as rodas traseiras. O carro vitorioso foi restaurado em 2013 e faz parte da coleção de herança da Nissan que está alojada em Zama, perto da sede global da Nissan na prefeitura de Kanagawa, no Japão.
Para saber mais sobre o Nissan JUKE e os produtos Nissan na Europa, visite www.nissan-europe.com.