A importância da lubrificação na manutenção preventiva

Manter a lubrificação do motor em dia, fator responsável por reduzir o atrito e o desgaste entre os componentes, é um ponto fundamental no cuidado com o automóvel

A Motul traz dicas relevantes para garantir o bom funcionamento do motor. Antes de tudo, é importante sempre seguir a recomendação das montadoras sobre o óleo adequado para cada veículo. Dentre as especificações e características que as montadoras exigem, a viscosidade correta é uma delas. O uso da viscosidade ideal auxilia na redução do consumo de combustível, facilita a lubrificação das peças e melhora o desempenho.

Utilizar um óleo de viscosidade mais alta do que a indicada pelo fabricante pode implicar em maior esforço na lubrificação do motor, o que aumenta o consumo de combustível e eventualmente, ocasiona algum dano em determinadas situações. Em contrapartida, se o condutor optar por um óleo com viscosidade inferior à recomendada, há o risco de causar falta de lubrificação nas peças móveis e comprometer o funcionamento do motor. As especificações, normas e características do lubrificante exigido pela montadora devem ser seguidas à risca, já que foram definidas com base em estudos e testes, não cabendo qualquer alteração aos usuários.

Caso a troca do óleo não aconteça, a performance e proteção são prejudicadas, condição que pode deixar o motor vulnerável a paradas inesperadas, desgaste prematuro e encurtar a vida útil. Atenção nesses aspectos significa prevenir danos futuros e evitar gastos com a substituição de peças desgastadas por uma manutenção fora do prazo.

“A linha de produtos Motul está homologada para atender a todas as exigências das principais montadoras e segue as normas existentes para o setor. A tecnologia dos nossos processos e a utilização das melhores matérias-primas permite desenvolver fórmulas únicas para o melhor desempenho. O cliente tem a segurança de usar produtos de qualidade aprovados pelas fabricantes, sem causar danos ou comprometer a garantia do veículo”, diz Rafael Nakazato Recio, engenheiro da Motul.

A Motul vai além do fornecimento de óleos para o motor e oferece fluidos de transmissão, freio, hidráulico, aditivos e graxas. O cliente sempre encontra no portfólio da marca a melhor solução para o cuidado com o automóvel, lembrando da importância de seguir as recomendações do manual do proprietário.

Para troca suave de marchas e preservar o sistema de transmissão existe uma gama completa de produtos para diferentes aplicações, sejam câmbios manuais ou automáticos.

Para assegurar uma força de frenagem máxima, o sistema de freios deve receber manutenção periódica, principalmente com a troca do fluido na data recomendada, pois ele se degrada com o tempo mesmo sem ter sido utilizado. A opção mais adequada para carros com freio convencional ou equipados com sistemas ABS ou ESP também é comercializada pela Motul.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes