Estudo mostra que 74% dos brasileiros enxergam o carro como serviço, não mais como bem
Ter um carro disponível para realizar certas atividades no dia a dia com certeza é um grande conforto. A verdade, porém, é que os veículos próprios costumam ficar parados na garagem a maior parte do tempo e essa ociosidade é custosa. Essa conta já começou a ser feita por boa parte dos brasileiros, fazendo-os repensar a relação de consumo com o carro. Em uma pesquisa realizada pela Turbi com mais de seis mil pessoas na Grande São Paulo, 74% afirmam que o veículo passou a ser um serviço e não um bem. Essa é, inclusive, a percepção de pessoas que têm carro próprio.
A praticidade de ter um carro sem precisar comprar é um dos desejos de muitas pessoas diante da necessidade de otimização de recursos. “Temos visto nos brasileiros a incorporação da cultura do serviço em diferentes frentes, inclusive em algo tão enraizado como era a relação com os carros. Prevemos que esse comportamento irá crescer ainda mais à medida que tiverem acesso a serviços desburocratizados e confiáveis”, afirma Diego Lira, CEO da Turbi.
Com isso em mente, separamos cinco motivos para aderir ao aluguel mensal como a solução ideal para equilibrar conforto, economia e praticidade.
- Economia
Com certeza esse é um dos principais motivos pelos quais o aluguel de carros está se tornando cada vez mais uma opção para os brasileiros. Ao contrário do que se imagina, ao colocar na ponta do lápis todos os gastos que se pode ter com um carro, como valor da compra, documentação, seguro, IPVA, manutenção e depreciação, alugar um veículo na maioria das vezes acaba saindo bem mais barato.
- Flexibilidade
Já dizia o poeta que “a vida vem em ondas como o mar” e os picos de atividades também. Sendo assim, ter a flexibilidade de realizar um aluguel mensal sem o compromisso de um contrato de longo prazo naquele período em que sabemos que a correria será intensa, é o mundo ideal. E o melhor: não é porque o aluguel é mensal que você precisa ficar com o veículo por apenas 30 dias. Se precisar do carro por mais de um mês, há locadoras que já possuem a opção de renovação automática.
- Um carro para cada necessidade
Com o aluguel mensal, na hora em que você decidir ter um carro novo, basta trocar. Ao contrário de quando você compra um carro, quando inevitavelmente acaba ficando com ele por um período longo, com o aluguel de carros mensal você pode trocar o veículo sempre que quiser. Seja um carro compacto para andar na cidade ou outro com porta-malas grande para fazer uma viagem. Neste quesito, a conveniência é quem manda.
- Sem burocracias
Este é o fator decisivo para muita gente: não ter que lidar com as burocracias do carro. Não se preocupar com documentação, contratação de seguro, renovações, impostos, manutenções e poder deixar tudo a cargo da locadora é uma das coisas que torna o uso do carro como serviço um caminho sem volta.
- Sem preocupação com a desvalorização do carro
Quem nunca ouviu alguém dizer que ao sair com o carro da concessionária já se perdeu dinheiro? Pois é, essa é uma dura verdade. Ao comprar um veículo é preciso saber que ele não será revendido pelo mesmo preço. Ou seja, para ter um carro novo e melhor é preciso sempre desembolsar um dinheiro a mais. Sem contar o IPVA e o seguro que certamente irão aumentar. Ao alugar um carro, não há preocupação com essas coisas, já que o bem não é de fato seu.
Compreender as necessidades do dia a dia e saber que é possível contar com opções práticas e que façam mais sentido tanto para o bolso quanto para uma vida com mais comodidade são o que têm tornado o aluguel mensal a escolha de muitos brasileiros, em diferentes faixas etárias.