Cuidados necessários durante a manutenção das cruzetas

Escolha do produto lubrificante é essencial para garantir o bom funcionamento desses componentes

Localizadas nas extremidades do eixo cardan, as cruzetas, são as responsáveis pela transmissão da força do motor para o diferencial, em ângulos variados, permitindo também os deslocamentos do eixo diferencial. De acordo com o gerente de qualidade e serviços da Nakata, Jair Silva, a escolha adequada do produto para a sua lubrificação é o principal cuidado que o reparador deve ter.  “Uma solução simples e econômica, mas se não for bem feita pode causar sérios danos ao sistema e muita dor de cabeça ao motorista e mecânico. O uso de um produto incorreto provoca o derretimento dessas peças, bem como de seus componentes”, revela.

Silva destaca também que utilizar outras graxas que não são apropriadas para este tipo de manutenção terá um grande impacto na vida útil do eixo cardan e seus componentes. Não se deve optar por produtos que não sejam aqueles indicados no manual de manutenção do veículo, os produtos não recomendados pelo fabricante promovem apenas proteção superficial, deixando a cruzeta sem lubrificação adequada.

“A graxa adequada deve ser à base de sabão de lítio tipo EP 2 ─ essa classificação significa que ela resiste a uma pressão extrema e tem um grau de consistência nº2 ─ apropriada para uso em altas temperaturas e resistente à água”, especifica.

O gerente conta também que o lubrificante novo precisa ser bombeado até que saia pelas borrachas de vedação da cruzeta, a fim de expulsar qualquer resíduo de graxa antiga. Caso você tenha tentado, mas alguma capa não demonstrou estar completa, experimente desapertar o sistema de fixação e tente novamente.

Para saber quando engraxar o sistema, Silva conta que é preciso respeitar os intervalos que são recomendados pelo fabricante do veículo, levando-se em conta a maneira como ele é utilizado. Em condições de rodagem severas, como em estradas de terra ou que exigem muito do eixo, por exemplo, é preciso diminuir o tempo entre as manutenções.

A ruptura nas cruzetas, bem como as flanges, terminais e ponteiras deslizantes ocorre mediante tranco ou esforço excessivo frequente. Nesse caso, a troca dos componentes deve ser realizada por um profissional habilitado.

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