Ação direciona o desenvolvimento de projetos que visem a redução das emissões e, em seguida, a neutralização
Constituída em janeiro desse ano, a Stellantis reforça seu compromisso com a sustentabilidade e acaba de conquistar o Selo Ouro do Programa GHG Protocol Brasil, que tem como objetivo incentivar empresas a entender, quantificar e gerenciar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE ou GHG na sigla em inglês). O reconhecimento é institucional, ou seja, abrange todas as unidades da Stellantis na América do Sul, que incluem 11 unidades fabris no Brasil e na Argentina, além de escritórios e dois armazéns da Mopar. O selo garante que 100% do grupo realizou o inventário completo de emissões e tem os dados auditados e certificados.
“Trata-se de uma conquista significativa, alcançada graças ao compromisso com o desenvolvimento sustentável que nossos times compartilham”, destaca Amanda Leite, analista de Meio Ambiente da Stellantis América do Sul. “Uma vez que o mapeamento das emissões foi concluído e auditado, conseguimos identificar as principais fontes de emissão e passamos para o passo seguinte, que é trabalhar fortemente em projetos de redução em todas as nossas unidades e, posteriormente, buscar a neutralização”, acrescenta. Para as emissões que eventualmente restarem, a compensação é feita através de Créditos de Carbono reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Atualmente, o grupo já possui a certificação de neutralidade nas plantas industriais de Goiana (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Powertrain Campo Largo (PR), Powertrain Betim (MG), CMP Contagem (MG) e CMA Goiana (PE). Também contam com certificação de neutralidade os escritórios de Brasília e de Santiago do Chile, as unidades da FCA Saúde e do ISVOR, a universidade corporativa do grupo, e os Centros de Distribuição Mopar em Betim (MG) e em Hortolândia (SP).