Usando carros de última geração e ainda inéditos, iniciativa cria escola fundamental para formação de novos talentos no País
Principal empresa do automobilismo brasileiro e promotora da Stock Car Pro Series, a Vicar anunciou a realização do Fórmula 4 Brasil Certificado pela FIA a partir de 2022. O acordo foi assinado em agosto na Itália por Fernando Julianelli, CEO da Vicar, e Gianfranco De Bellis, presidente da Tatuus, fabricante oficial dos carros e licenciada pela Federação Internacional do Automóvel (FIA). O novo campeonato terá supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), cujo presidente, Giovanni Guerra, foi o responsável por elaborar todo o projeto da categoria nacional junto à FIA, etapa necessária que antecedeu as fases comerciais e logísticas.
“A Fórmula 4 foi criada pela FIA para ser o primeiro passo de jovens pilotos que saem do kart rumo à Fórmula 1 e precisam de uma categoria que dê continuidade ao aprendizado, ao mesmo tempo em que os desenvolve nas questões profissionais do esporte”, explica Fernando Julianelli.
“Havia uma importante lacuna na escala de formação de pilotos no automobilismo brasileiro em termos de continuidade de carreira, que agora estaremos preenchendo, inclusive com um carro tão novo que só estreará mundialmente em 2022. Outro ponto importante era termos aqui o mesmo equipamento usado nos principais centros do automobilismo internacional. O nosso objetivo é incentivar novos talentos e dar aos nossos kartistas a oportunidade de serem preparados para competir em alto nível sem terem que morar muito jovens no exterior”, continua o CEO da Vicar.
“Particularmente eu estou muito feliz, por que de uma conversa entre a CBA e a Vicar, na etapa da Stock Car realizada em Goiânia, no primeiro semestre, tenha nascido a oportunidade de falarmos diretamente com o Gianfranco De Bellis”, diz Giovanni Guerra, presidente da CBA.
“Na ocasião a Vicar abraçou a ideia de imediato e, hoje, vendo mais este resultado do nosso empenho, é sem dúvida uma satisfação enorme. Temos a sensação de estarmos realizando o que nós viemos para fazer nessa gestão da CBA. Estou realmente feliz pelo fato de o Brasil estar preenchendo essa lacuna. E mais feliz ainda por estarmos adequando o país ao que há de mais moderno e competente no automobilismo mundial em termos de preparação de pilotos para o futuro”, completa o dirigente.
A Fórmula 4 Brasil utilizará o modelo F4 T-021, segunda e ainda inédita geração do chassi fabricado pela italiana Tatuus, que deve estrear mundialmente a partir de 2022. Com um projeto orientado pelas novas especificações de segurança da FIA, os 16 carros que serão trazidos ao Brasil são dotados inclusive do halo, equipamento introduzido em 2016 pela entidade em suas principais categorias de monopostos e que desde então foi responsável por evitar ferimentos graves em dezenas de acidentes.
O motor será o Abarth-Autotecnica 1.4, com 176cv de potência e câmbio da especialista francesa SADEV de seis marchas, acionado por sistema de borboletas e eletrônica Magneti-Marelli. Os pneus serão importados, produzidos especialmente pela Pirelli.
Piloto experiente, Campeão Mundial de Kart FIA (1995) e um bem-sucedido manager da carreira de pilotos profissionais, Gastão Fráguas Filho foi apontado pela Vicar como líder do projeto. Outro aspecto importante é que, além do nome oficial incluir o selo FIA, o novo campeonato mostra sua relação direta com os projetos da entidade máxima do esporte ao conceder ao seu campeão 12 dos 40 pontos necessários para o ranking que indica os competidores habilitados a disputar o Mundial de Fórmula 1.