O fluido de freio é um elemento muitas vezes esquecido, mas que merece a devida atenção
É natural pegar estrada no retorno de um feriado prolongado. Porém muitos se esquecem de verificar itens básicos no automóvel antes de ingressarem nas rodovias.
Entre os itens que devem ser avaliados está o fluido de freio. Para checar se está tudo em ordem o motorista deve, primeiramente, verificar o nível do compartimento com o carro estacionado em uma superfície plana. Quando o fluido e o reservatório estão novos é fácil verificar visualmente, mas se o reservatório estiver sujo, a melhor maneira de verificar é chacoalhar o reservatório, ou balançar o veículo, para tentar observar o nível que deve sempre estar entre o mínimo e máximo.
Como o produto tem validade, é recomendável fazer a verificação uma vez por ano. Outra checagem fica por conta do DOT correto para o seu veículo, Norma criada pelo Departamento de Transportes Americano que separa o fluido conforme as propriedades físico-químicas, definindo claramente sua aplicação, separando cada fluido de acordo com uma numeração.
No Brasil, são comercializados os fluidos DOT 3, DOT 4, DOT 4 LV e DOT 5.1. Eles nunca devem ser misturados, pois cada um se difere do outro por apresentar um ponto de ebulição específico. Vale lembrar que o sistema de frenagem trabalha em alta temperatura e está, com isso, suscetível a formação de bolhas. Quando elas se formam, é possível que o veículo perca a eficiência de frenagem.
A DPaschoal, maior rede de centros automotivos do Brasil e empresa pioneira em revisão veicular consciente, investe no Programa Economia Verde há mais de 14 anos. O modelo usa a metodologia de medir e testar a vida útil das peças do veículo antes de efetuar a troca. Todos ganham com isso: as lojas, pela confiabilidade; os atendentes, pela transparência; os clientes, pela economia; e o meio ambiente, pela redução dos descartes. Com isso, é possível que o motorista consiga verificar 40 itens em mais de 120 oficinas automotivas da marca espalhadas pelo país sem ter de pagar um centavo.
Para verificar as condições do fluído de freio, o mecânico coloca uma espécie de caneta no reservatório que detecta a quantidade de umidade. O fluído de freio, com o tempo, absorve água. E isso, provoca alteração na viscosidade, diminuindo a temperatura de ebulição. Outro detalhe é que componentes vencidos ou com excesso de água criam oxidações das peças de freio.