Programa da DPaschoal já deixou de trocar milhares de pneus e peças
Na mesma época em que está se discutindo as mudanças climáticas, na Escócia, durante a COP26 (26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática), a DPaschoal, maior rede de centros automotivos do Brasil e empresa pioneira em revisão veicular consciente, comemora 14 anos de criação do Programa Economia Verde.
Referência no segmento automotivo, o modelo usa a metodologia de medir e testar a vida útil das peças do veículo antes de efetuar a troca. Todos ganham com isso: as lojas, pela confiabilidade; os atendentes, pela transparência; os clientes, pela economia; e o meio ambiente, pela redução dos descartes.
O Programa Economia Verde nasceu após uma visita de Luis Norberto Pascoal, diretor-presidente da DPaschoal, em uma feira do segmento automotivo na Alemanha. Na época, ele voltou com a estratégia de não oferecer aos clientes peças ou de serviços sem que houvesse a necessidade da execução. “O modelo foi construído e iniciamos informando aos clientes sobre a iniciativa, que tinha a intenção de reduzir os erros e ao mesmo tempo trabalhar em um formato mais sustentável”, relembra o executivo.
“De forma resumida, nossa ideia com esse programa é motivar outras empresas e nossos clientes a fazerem parte da Economia Verde, sugerindo ações, ou ajudando a gente em pequenas atitudes de economia”, explica Aline Orosz, diretora de governança corporativa da Cia DPaschoal.
Medir e Testar
O “Medir e testar antes de trocar” é o fio condutor da Economia Verde. Muitos componentes deixaram de ser trocados sem a necessidade durante os últimos 14 anos, o que significa toneladas a menos de peças não aproveitadas corretamente no planeta porque foram substituídas prematuramente. Outro diferencial do programa é a disponibilização de um sistema em que o próprio cliente pode acompanhar o destino final do pneu. Batizado de Eco Control, ele consiste na etiquetagem do produto descartado na loja DPaschoal e o envio de mensagem de acompanhamento no celular até a empresa que faz o descarte ecologicamente correto. A ideia é que o consumidor acompanhe o processo de destinação do resíduo e tenha a tranquilidade de contar com uma empresa comprometida com o manejo ambientalmente sustentável destes.
Café Daterra
Outra empresa do grupo DPaschoal que segue a mesma preocupação com o meio ambiente é a Daterra, cafés especiais. Por meio de um compromisso público, a fazenda assumiu plantar uma nova floresta com 20 milhões de árvores nativas do Cerrado. Esse número equivale a 2 mil hectares de vegetação, algo próximo da área equivalente a 2 mil campos de futebol. O projeto, batizado de Tree_llion Project, é uma contribuição com a meta global de plantio de árvores – de acordo com o Fórum Econômico Mundial, a humanidade precisa plantar ao menos 1 trilhão de árvores até 2030 para diminuir os efeitos do aquecimento global. Desde a fundação da fazenda, em 1995, já foram plantadas mais de 610 mil árvores nativas. Todas essas árvores se tornaram áreas de reflorestamento ou bosques de vida selvagem. Hoje, 53% do território da Daterra são estritamente de preservação ambiental e mais de 340 hectares já foram reflorestados pela Daterra – ou seja, 3,4 quilômetros quadrados de área recuperada.