Tecnologia avançada permite que câmara de combustão seja avaliada sem que haja a necessidade de abrir o conjunto por inteiro
Imagine ouvir um barulho estranho no motor e não precisar desmontá-lo para verificar o que está acontecendo. A verificação, sem o trabalho da abertura, só é possível com uma ferramenta parecida com uma endoscopia automotiva, onde a análise interna do motor é feita por meio de uma sonda flexível (conhecido por endoscópio) que possui um conjunto óptico responsável por capturar as imagens do sistema de combustão e mostrar em tempo real as imagens em uma tela acoplada.
Com este recurso, o motorista consegue acompanhar os efeitos da manutenção preventiva do motor, e também as condições reais da câmara de combustão. A ferramenta proporciona ganhos às operações, pois possibilita a antecipação de reparos, precisão nos diagnósticos e reduz custos de mão de obra de desmontagem.
Para ter a visão por completo, a sonda é introduzida no motor frio através dos orifícios das velas de ignição. Com isso, é possível ver o estado do interior do cilindro e detectar possíveis danos na câmara de combustão, nas válvulas, nas paredes dos cilindros e nos pistões. A máquina também consegue mostrar as condições de combustão e lubrificação do propulsor.
No vídeo capturado, ficam registrados desgastes e arranhões nas camisas, provocados por dilatação, fissuras, marcas de impacto de válvulas sobre o pistão, carbonização, presença de resíduos de degradação do lubrificante e avarias provocados por impurezas.
“Todas as informações mostram possíveis problemas nos sistemas de injeção, lubrificação e de admissão de ar. Caso o aparelho revele falhas, é sinal que a investigação deve ser iniciada. Combustível adulterado, lubrificante vencido, filtros não trocados ou até a falta de líquido de arrefecimento. De qualquer forma, o cliente sempre acompanha conosco a análise por imagem, e consegue acompanhar a identificação de irregularidades ocasionadas por combustível adulterado e de má qualidade, por exemplo, através de um gabarito comparativo”, explica Renan Gallardo Monteiro – analista técnico do CTTi (Centro de Tecnologia Treinamento & Inovação da Cia DPaschoal).
A DPaschoal, maior rede de centros automotivos do Brasil e empresa pioneira em revisão veicular consciente, investe no Programa Economia Verde há mais de 14 anos. O modelo usa a metodologia de medir e testar a vida útil das peças do veículo antes de efetuar a troca. Todos ganham com isso: as lojas, pela confiabilidade; os atendentes, pela transparência; os clientes, pela economia; e o meio ambiente, pela redução dos descartes. Entre os itens avaliados está a inspeção da câmara de combustão do veículo.
Com isso, é possível que o motorista consiga verificar 40 itens em mais de 120 pontos da marca espalhadas pelo país sem ter de pagar um centavo