Água, açaí e gengibre estão entre as dicas da nutricionista do Hospital São Camilo para combater o cansaço típico de fim do ano
Em ritmo acelerado o ano inteiro, é comum as pessoas se sentirem mais cansadas nesta época do ano. Segundo a nutricionista Fernanda Carvalho, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, a sensação de esgotamento físico e mental no período, em alguns casos, pode ser agravada por uma rotina alimentar irregular ao longo do ano, gerando irritabilidade, alterações na qualidade do sono e queda no bem-estar geral.
“Para ter um bom funcionamento, nosso corpo necessita de um equilíbrio nutricional, somado a bons hábitos como dormir bem, manter a hidratação adequada e praticar exercícios regularmente”, explica.
Ela alerta que, ao identificar esses sintomas, é fundamental procurar um especialista para investigar sua origem e eliminar os riscos de possíveis doenças.
De qualquer forma, a especialista listou alguns dos principais alimentos que podem ajudar a aumentar a energia e a disposição no dia a dia. Confira!
- Água
Fundamental para regular as funções do corpo, a água não está no topo da lista por acaso. “A água é o principal componente do sangue. Em quantidades certas, ela aumenta o transporte de nutrientes por todo o corpo, inclusive para o cérebro, ampliando a disposição no dia a dia”, destaca Fernanda.
A quantidade necessária pode variar de pessoa para pessoa, mas a média indicada é de aproximadamente 8 copos por dia. “A água de coco também é uma opção para quem tem dificuldade de ingerir apenas água.”
- Castanha do Pará
As oleaginosas, em geral, são ótimas fontes de magnésio, um importante nutriente na conversão do açúcar em energia. Entre elas, a especialista destaca a castanha do Pará, que é rica em gorduras saudáveis, principalmente poli-insaturadas e monoinsaturadas, que fornecem energia para o corpo.
“Outra vantagem deste alimento é que ele é uma boa fonte de proteínas e potássio, isso favorece o ganho e recuperação dos músculos, reduzindo a sensação de cansaço físico”, completa.
- Gengibre
Muito utilizado em chás, sucos e temperos, essa raiz originária da Ásia tem propriedades que melhoram a digestão e dão energia, sendo um importante ingrediente no combate à fadiga.
“O gengibre promove o aumento do transporte de oxigênio no organismo, atuando como um acelerador natural do metabolismo e, consequentemente, melhorando a disposição”, reforça a especialista. No entanto, deve ser consumido com moderação.
- Açaí
Além de ser uma ótima opção para o verão, o açaí é rico em carboidratos, sendo considerado uma boa fonte de energia. A nutricionista do São Camilo reforça que o açaí também contém baixo índice glicêmico e é rico em vitaminas C, B1 e B2, bem como gorduras boas e minerais, ajudando na aceleração do metabolismo.
“Muito benéfica também para os atletas, a fruta repõe a energia gasta, ampliando a disposição para a prática de exercícios físicos”, frisa. A especialista ainda recomenda atenção ao escolher o produto no supermercado.
“O açaí, como comumente encontramos para comprar, conta com outros ingredientes na formulação e alguns possuem grande quantidade de açúcar. Deve-se atentar sempre para os três primeiros ingredientes da lista”, salienta.
- Banana
Uma das frutas mais populares no Brasil, a banana é uma fonte de triptofano, aminoácido precursor da serotonina. “Entre seus principais benefícios, a serotonina ajuda a regular o sono e melhora o humor, trazendo mais disposição”, explica a especialista.
Além disso, por ser rica em potássio, o consumo regular da fruta contribui para reduzir sintomas como fraqueza muscular, fadiga, apatia mental e cãibras.
- Café
Amplamente conhecido como a bebida que nos mantém acordados, a cafeína estimula o sistema nervoso central e inibe a adenosina, neurotransmissor responsável pelo sono.
Consumido com moderação, o café estimula a adrenalina, o que aumenta o foco e a concentração. “Conforme o Ministério da Saúde, o consumo de café não deve ultrapassar, preferencialmente, três xícaras ao dia, sempre evitando a bebida após as 16h”, alerta Fernanda.
- Chocolate
Ideal na versão amarga, o chocolate representa uma fonte de antioxidantes, além da cafeína, que ajuda a nos manter mais alertas e dispostos.
Segundo a nutricionista, o alimento contém teobromina, um estimulante natural que contribui para a melhora do humor e dá mais energia. “O chocolate também faz bem para o coração, melhorando suas funções e, consequentemente, reduzindo os sinais de cansaço.” No entanto, também deve ser consumido de forma moderada.
Por fim, a nutricionista reforça a importância de aumentar o consumo de alimentos ricos em vitaminas e fibras, além de baixo teor de gordura e sódio. “Alimentos ricos em carboidratos (especialmente os produzidos com uso de farinha branca), manteiga, açúcar cristal, chocolates ao leite, como doces e panetones, se ingeridos em excesso, aumentam o nível glicêmico e dificultam a digestão provocando desconforto e indisposição.”