Em episódio de “Impressões do Brasil”, autor fala sobre seu primeiro poema e amizade com Pablo Neruda
O poeta amazonense Thiago de Mello, morto nessa sexta-feira, 14, aos 95 anos, recebe homenagem do canal Curta! com a exibição de episódio estrelado por ele da série “Impressões do Brasil“, dirigida por Ronaldo Duque. Num depoimento intimista, gravado em 2011, Thiago conta histórias de vida, sua iniciação na poesia e fala da amizade com Pablo Neruda, estreitada num período em que se exilou politicamente no Chile. Também comenta a importância de ter estudado medicina e o estímulo que recebeu do arquiteto Lúcio Costa para se dedicar à escrita.
Entre as histórias compartilhadas por Thiago está a experiência, vivida na infância, de ter visto um amigo morrer afogado, o que o levou a escrever seu primeiro poema: “Vi meu amigo morrer/ afundando num perau/ O que vai acontecer?”. Ele lembra que sua mãe foi a primeira pessoa a notar seu talento para a poesia, ao ler aqueles versos, e observa: “mais tarde, eu me dei conta de que tinha escrito um terceto, cada verso com sete sílabas. Era uma redondilha perfeita. Manuel Bandeira disse: a experiência mais feliz que pode ter tido um poeta é ter escrito sem saber que era um poeta”.
O programa vai ao ar neste domingo, 16, às 10h30; na segunda, 17, às 18h, e na quinta, 20, às 21h. Também está disponível via streaming, na seção “Degustação” do Curta!On – Clube de Documentários — no NOW, da Claro/NET — e na plataforma Tamanduá (www.tamandua.tv.br).
Confira o trailer: