Na TV paga e no streaming, uma seleção de documentários sobre grandes mulheres e suas lutas. Em destaque, estreia do filme sobre a arquiteta Lina Bo Bardi, homenageada em 2021 na 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza
O Curta! e o Curta!On — Clube de Documentários – prepararam uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher, no 8 de março. Este ano, além de exibir obras que homenageiam grandes mulheres brasileiras e estrangeiras, foram selecionadas produções que abordam questões do feminismo e da luta das mulheres por direitos. Entre os destaques, está o documentário “Lina Bo Bardi”, atração inédita e exclusiva tanto na TV quanto no streaming.
No Curta!, dia 8 de março, a partir das 20h, serão exibidos episódios de séries e longas-metragens, todos sobre mulheres inspiradoras. Abrindo a noite, a série “Matizes do Brasil” traz capítulo sobre a artista plástica Neide Sá; já “Instantes Cruzados”, aborda a obra da fotógrafa Ana Carolina Fernandes no episódio “Ana Carolina – A Fotografia e a Revolução de Costumes”. Na sequência, é a vez do longa “Respire Comigo – Lygia Clark”, sobre a escritora Lygia Clark; e “Maria – Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos”, sobre a artista plástica Maria Martins. Às 23h, estreia o documentário inédito “Lina Bo Bardi”, um retrato da vida e da obra da arquiteta modernista italiana, naturalizada brasileira, e que foi homenageada no ano passado, na Bienal de Arquitetura de Veneza. A artista atuou em várias frentes: foi arquiteta, cenógrafa, designer de joias e de móveis. A produção conta com participação de nomes como Caetano Veloso, Wally Salomão, Darcy Ribeiro, Frei Betto, Zé Celso Martinez e Pietro Maria Bardi.
Já o Curta!On criou uma pasta especial com cinebiografias e filmes que exploram questões ligadas ao feminismo: “Mexeu Com Uma, Mexeu Com Todas”, de Sandra Werneck; “O Pessoal é Político” e “Carolina Maria de Jesus”, ambos de Vanessa de Araújo Souza; “Meu Corpo, Minha Vida”, de Helena Solberg; o longa “A Mãe de Todas as Lutas” e o episódio “Petra Costa”, da série “Nós, Documentaristas”, ambos de Susanna Lira; “A Casa Azul de Frida Kahlo”, de Xavier Villetard; o episódio “Conceição Evaristo”, da série “O Lobo do Lobo e a Literatura Latino-americana”, de Daniel Augusto; “Marie Curie – Além do Mito”, de Michel Vuillermet, Bernadette Bensaude-Vincent, Christine Bard, Hélene Langevin-Joliot; “Maria – Não Esqueça que Eu Venho dos Trópicos”, de Elisa Gomes e Francisco C. Martins; “Karingana” – sobre a cantora Maria Bethânia -, de Mônica Monteiro; “Bruta Aventura em Versos” – sobre a escritora Ana Cristina César -, de Letícia Simões; “Cleo” – sobre a acadêmica Cleonice Berardinelli -, de Guilherme Bengué; e “O Voto – A História das Sufragistas”, de Michelle Ferrari.