Empresas se juntam em uma aliança estratégica no campo da mobilidade
A Sony Group Corporation (“Sony”) e a Honda Motor Co., Ltd. (“Honda”) anunciaram hoje que concordaram em aprofundar a discussão sobre a formação de uma aliança estratégica, que visa criar uma nova era de mobilidade e serviços neste campo. Especificamente, as duas empresas assinaram um memorando de entendimento que delineia suas intenções de estabelecer uma joint venture (“Nova Empresa”) por meio da qual planejam se envolver no desenvolvimento e venda de veículos elétricos movidos à bateria (EVs) de alto valor agregado e comercializá-los em conjunto com a prestação de serviços de mobilidade.
As duas empresas prosseguirão com as negociações para a execução de vários acordos vinculativos definitivos, incluindo um acordo de desenvolvimento conjunto e um acordo de joint venture, com o objetivo de estabelecer a uma Nova Empresa em 2022, sujeito à assinatura dos acordos definitivos e aprovações regulatórias relevantes.
Esta aliança visa reunir as competências de desenvolvimento de mobilidade da Honda, incluindo tecnologia de fabricação de carrocerias de veículos e experiência de gerenciamento de serviço pós-venda, cultivada ao longo de muitos anos, com a experiência da Sony no desenvolvimento e aplicação de tecnologias de imagem, sensoriamento, telecomunicações, rede e entretenimento, para realizar uma nova geração de mobilidade e serviços que estão intimamente alinhados aos usuários e ao ambiente e que continuarão a evoluir no futuro.
É esperado que as vendas do primeiro modelo elétrico (EV) fruto desta parceria comecem em 2025. Espera-se que a Nova Empresa planeje, projete, desenvolva e venda os EVs, mas não possua e opere instalações de fabricação e, portanto, que a Honda seja responsável por fabricar o primeiro modelo elétrico (EV) em sua fábrica de veículos. É esperada, ainda, que uma plataforma de serviços de mobilidade seja desenvolvida pela Sony e disponibilizada para a Nova Empresa.