Bicampeões, Victor Corrêa e Maicol de Souza comentam as novidades do campeonato de 2022
O Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade inicia as suas atividades daqui a uma semana, com a realização de sua primeira rodada dupla entre 1º e 3 de abril, na inédita praça de Aparecida de Goiânia, em Goiás.
O certame deste ano contará com várias novidades, começando com um calendário de 14 provas em sete cidades – duas inéditas – de três regiões diferentes. O piloto bicampeão brasileiro, o mineiro Victor Corrêa (Unifenas/RT One Rally) fala sobre estas novidades: “Estamos felizes que o campeonato vem com diversas evoluções, caminhando para um ano bem especial, a começar pela etapa de Aparecida de Goiânia, que acrescenta muito para o calendário e para o campeonato. Não falta ansiedade para a primeira etapa”.
O regulamento técnico também teve algumas alterações na categoria 4×2. “Sobre as alterações técnicas deste ano nenhuma delas altera nosso Peugeot 207, mas abre novas possibilidades para o crescimento do Rally”, cita o experiente navegador catarinense Maicol Souza, também bicampeão brasileiro da categoria R5 (veículos 4×2 com preparação limitada). “Sobre o campeonato 2022, o Victor (Corrêa) tem bastante talento e nós como dupla temos um bom entrosamento. Certamente vamos brigar por mais um título”.
Veja o que mudou tecnicamente em 2022 para os carros 4×2
Fica autorizada a substituição do motor original do veículo por uma versão sobrealimentada de produção, desde que utilizado um motor de mesma marca do veículo em questão. Essa modificação é restrita a modelos a partir de 2010, independente do ano de fabricação, sendo permitido um facelift. Os suportes e suas ancoragens na carroceria são livres, desde que o ângulo e a posição do motor dentro de seu compartimento não sejam modificados.
Um novo permutador de ar de sobrealimentação (intercooler) pode ser usado nas seguintes condições: Tem de provir de um modelo de automóvel de série, deve ser instalado no local original, as fixações e ligações são de conexão livre e nenhuma modificação permitida no intercooler.
O intercooler ar/ar deve ter um volume máximo de núcleo V1 máx de 8,5 dm3. O volume total do permutador é determinado pelas suas dimensões externas principais (comprimento x largura x espessura).
No caso do veículo possui watercooler, pode ser substituído por um intercooler, desde que original de um modelo de série. deve ser instalado na parte frontal, junto ao radiador de água, e as fixações e ligações são de conexão livre
O intercooler ar/ar deve ter um volume máximo de núcleo V1 máx de 8,5 dm3. O volume total do permutador é determinado pelas suas dimensões externas principais (comprimento x largura x espessura). É proibido o sistema de pulverização de água no intercooler.
O reservatório de combustível deve ser original ou em conformidade com uma das especificações FIA (FT3-1999, FT3.5-1999, FT5-1999) e respeitar as prescrições do Art. 253-14. A capacidade mínima deverá ser de 40 litros e a máxima de 100 litros.
É permitido colocar um filtro e uma bomba, no exterior do reservatório. Só as bombas de combustível do modelo de série ou homologadas são autorizadas. Estas peças terão de estar protegidas de forma adequada.
Para os veículos de dois volumes, uma caixa resistente ao fogo, estanque às chamas e aos líquidos, terá de envolver o reservatório e os seus orifícios de enchimento. Para os veículos de três volumes, uma divisória resistente ao fogo, estanque às chamas e aos líquidos, terá de separar o habitáculo do reservatório.
É possível substituir a bomba de combustível de produção em série por uma ou várias bombas de combustível de baixa pressão submersas no reservatório ou externas.
Os semi-eixos terão que ser originais ou homologados e as barras de torsão originais. A altura livre ao solo é livre.
Confira o calendário do Brasileiro de Rali de Velocidade 2022:
01/4 a 03/4 – Aparecida (GO)
23 e 24/4 – Estação (RS)
21 e 22/5 – Erechim (RS)
30 e 31/7 – Araucária (PR)
24 e 25/9 – Rio Negrinho (SC)
22 e 23/10 – Itararé (SP)
03 e 04/12 – Campo Magro (PR)