Logística reversa e eventos internos estão entre as principais iniciativas
Detentora das marcas Dunlop, Falken e Sumitomo no país, a Sumitomo Rubber do Brasil tem uma grande preocupação com ações que impactam diretamente o cotidiano das pessoas e a questão ambiental faz parte deste cenário.
Integrante da Reciclanip, uma das maiores iniciativas da indústria nacional na área de responsabilidade pós-consumo, a Dunlop preza pelo descarte correto dos produtos desenvolvidos pela empresa. Ao lado das demais fabricantes no Brasil, a companhia atua para que os pneus inservíveis (sem utilidade) sejam recolhidos do meio ambiente e tenham um destino apropriado.
Além desta preocupação com o descarte correto dos produtos, a fábrica da Sumitomo Rubber do Brasil, em Fazenda Rio Grande, no Paraná, conta com uma estação de reaproveitamento de água que realiza o tratamento de 100% do efluente doméstico, permitindo reutilizar 50% do efluente gerado no processo produtivo. E seguindo os cuidados com o meio ambiente, a empresa é certificada pela ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental, que visa maior foco no desenvolvimento sustentável e de suas cadeias produtivas e ajuda a organização a adequar responsabilidades ambientais em seus processos internos. A empresa também é certificada pela ISO 50001 – Sistema de Gestão de Energia, que integra a eficiência energética às práticas de gestão e manufatura interna e de seus fornecedores.
Ainda há o programa GENKI, criado pelo Grupo Sumitomo Rubber, que amplia a atuação social e ambiental no entorno da fábrica com diversas atividades realizadas ao longo do ano junto ao público interno, mostrando como é importante debater o tema e apresentar as soluções da Sumitomo, para o meio ambiente. Entre as ações já realizadas nos últimos anos através do programa, a empresa cita a plantação de mais de 500 mudas de árvores nas dependências da fábrica, conscientização da importância da redução de CO2 e reciclagem através de comunicados e vídeos mensais com temas como economia de energia, meio ambiente e prevenção de incêndio.
No mês de março deste ano, por exemplo, a empresa incentivou os filhos dos funcionários na elaboração de desenhos que mostram a importância da conservação da água. Neste mês de junho, a empresa está realizando ações para celebrar o Meio Ambiente através das premissas do 5R’s, política que visa reduzir a geração de resíduos em nosso planeta, considerando cinco palavras:
- Repensar: repensar o comportamento frente ao consumo de produtos e sua durabilidade;
- Reduzir: reduzir o consumo;
- Reutilizar: reutilizar produtos e materiais para outros usos;
- Reciclar: reciclar produtos e materiais para que eles retornem ao consumidor;
- Recusar: priorizar a redução e desperdícios, e recusar o consumo de produtos que geram impactos negativos.
Através do programa 5R’s a empresa está realizando semanalmente atividades com temas diferentes como: emissões atmosféricas, produtos químicos, resíduos e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Entre atividades online, vídeos e dinâmicas relacionadas aos temas, a empresa também terá ações práticas como demonstrações e experimentos, treinamentos, tour pela fábrica nas áreas inflamáveis e central de resíduos, e ações contra o desperdício de alimentos.
“A responsabilidade ambiental é um dos nossos pilares de atuação e por isso os produtos que desenvolvemos levam a marca da sustentabilidade. Celebrar o Meio Ambiente faz parte da nossa rotina e seguimos trabalhando para conquistar cada vez mais resultados importantes contribuindo com a conservação ambiental”, diz Rodrigo Alonso, diretor de Vendas e Marketing da Sumitomo Rubber do Brasil.