Após 6 horas de prova em Monza, diferença equipe do brasileiro André Negrão e Toyota foi de apenas 2,7 segundos
A Alpine venceu neste domingo, dia 10 de julho, as 6 Horas de Monza, quarta etapa do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC). O time, que tem como pilotos André Negrão e os franceses Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxiviere, travou grande duelo com a Toyota e passou a brigar pela vitória na prova italiana após os problemas enfrentados pela Glickenhaus, assumindo a liderança definitivamente na quinta hora.
O resultado é a segunda vitória do time francês na temporada do mais importante campeonato de corridas de longa duração do mundo, igualando o resultado das 1000 Milhas de Sebring, que abriu a temporada. Mais do que isso, a vitória no tradicional circuito italiano ampliou para dez pontos a liderança do trio franco-brasileiro no campeonato. A Alpine chegou a Monza com três pontos de dianteira.
”Vamos continuar acreditando” – “Foi muito difícil, os Toyota estavam sempre muito perto, muito colados na gente. Mas a equipe fez um grande trabalho e conseguimos nossa segunda vitória no ano. Foi muito importante para nossas chances no campeonato. Ainda temos mais duas provas, Fuji e Bahrein. E sabemos que a Toyota é favorita. Mas se chegamos até aqui na frente, vamos continuar trabalhando e acreditando”, disse André Negrão, logo após o encerramento da corrida.
A segunda posição foi conquistada pelo Toyota do trio formado pelo suíço Sébastien Buemi, o neozelandês Brendon Hartley e o japonês Ryo Hirakawa, que manteve forte pressão sobre o Alpine A480 nas voltas finais, cruzando a linha de chegada a apenas 2,7 segundos após seis horas de prova. Completou o pódio o outro Toyota, com o japonês Kamui Kobayashi, o argentino José María López e o britânico Mike Conway. Kobayashi acabou punido após um incidente com Vaxiviere, quando os dois bateram durante a disputa pela ponta na quinta hora.
A Peugeot fez sua corrida de estreia no Mundial de Endurance neste final de semana. A nova força do campeonato viu seu Hypercar conduzido pelo trio formado pelo francês Loíc Duval e os americanos Gustavo Menezes e James Rossiter completar a corrida com a quarta posição.
A Glickenhaus, que tem em seu time o brasileiro Pipo Derani e os franceses Olivier Pla e Romain Dumas, andou forte em Monza. O time americano liderou as primeiras horas da corrida, mas teve problemas com e abandonou a disputa. O mesmo ocorreu com o Peugeot do britânico Paul di Resta, o dinamarquês Mikkel Jensen e o francês Jean-Éric Vergne.
A classificação do campeonato na categoria principal, a Hypercar, aponta Negrão, Lapierre e Vaxiviere, da Alpine, na liderança com 106 pontos, seguidos pelo Toyota de Hartley, Buemi e Hirakawa, que somam 96. O outro trio da Toyota, este formado por López, Kobayashi e Conway, soma 76 e ocupa a terceira posição. Pipo Derani, piloto da Glickenhaus segue em quinto com 46 pontos.
Outro destaque foi a equipe feminina Iron Dames, que conseguiu uma histórica pole position e cruzou a linha de chegada na segunda posição na categoria LMGTE-Am. O primeiro carro com tripulação feminina a cravar uma pole – e quase vencer – no WEC foi pilotado pela suíça Rahel Frey, a dinamarquesa Michelle Gatting e a belga Sarah Bovy. A vitória ficou com o Porsche da Dempsey-Proton, dos britânicos Sebastian Priaulx e Harry Tincknell, e o americano Christian Ried.
Na classe LMP2, a Realteam by WRT saiu com a vitória com o trio formado pelo austríaco Ferdinand Habsburg, o português Rui Andrade e o francês Norman Nato. Pela LMGTE-Pro, a Corvette saiu vitoriosa com o americano Tommy Milner e o britânico Nick Tandy.
A próxima e penúltima etapa do FIA WEC será disputada no dia 11 de setembro, com a realização das 6 Horas de Fuji, no Japão.