Peça traz clima de conversa de boteco no Espaço Parlapatões

A proposta de encenação coloca o público dentro do espetáculo, como se escutasse a conversa da mesa ao lado. A dramaturgia tem personagens masculinos, mas são cinco mulheres que os interpretam trazendo uma série de estranhezas e questionamentos

Clima de conversa de boteco marca Mesa Para Cinco que tem apresentações nos dias 19 e 16 de julho, e 2 de agosto, sempre terça-feira, às 21h, no Espaço Parlapatões. A direção e dramaturgia é de Gabriela Lemos e o elenco conta com Cecília Barros, Giuliana Melito, Julia Fovitzky, Natália Coutinho, Tamylka Viana, Maurício Ribeiro e Thomas Marcondes.

Mesa pra Cinco foi encenada em dezembro de 2018, no foyer do Espaço Cia da Revista, e o elenco era composto por protagonistas masculinos. “4 anos depois, o projeto retoma com um elenco feminino. A dramaturgia mantém os personagens masculinos, mas o distanciamento e a estranheza de cinco mulheres reproduzindo essas falas de forma naturalista, traz outro peso pra peça. Destaca os absurdos tão comuns e normalizados nesse ambiente de brother, subverte o realismo da mesa de bar. Protesta, provoca, denuncia e incomoda”, conta Gabriela Lemos.

Na trama, cinco amigos de infância num bar, fim de tarde, happy hour. Falam da vida, do trabalho e dos seus relacionamentos. Esse é o clima de Mesa Para Cinco. Os amigos se reuniram pra animar Julio, que acaba de terminar um longo namoro por causa de uma traição brutal. As personalidades (e caráter duvidoso) dos cinco, se revelam à medida que suas opiniões, bastante controversas, vão sendo proferidas. Até que, uma novidade na vida amorosa de Augusto, instaura o caos.

Cada personagem tem pelo menos um ponto sensível, uma fragilidade que, aos poucos, abala a convivência e infla os ânimos na mesa. Nenhum deles sai ileso do encontro. Todos têm alguma ferida exposta e polemizada ali, entre brindes e copos de cerveja. Eles possuem falhas morais mais comuns do que gostaríamos de admitir, mas também revelam – orgulhosos e alienados – suas vulnerabilidades e fraquezas.

A proposta de encenação coloca o público dentro do espetáculo, como se escutasse a conversa da mesa ao lado. Um dos pontos fortes da dramaturgia, é a fácil identificação com cada um dos personagens, todo mundo conhece pelo menos um dos cinco.

Além deles, existe outra figura habitando o universo desse bar, a Garçonete. Sua presença silenciosa, serve os rapazes e escuta tudo que é dito nesse ambiente supostamente seguro. A função dessa personagem é acima de tudo poética, simbólica.

Ficha Técnica

Direção, dramaturgia e produção – Gabriela Lemos. Elenco – Cecília Barros, Giuliana Melito, Julia Fovitzky, Natália Coutinho, Tamylka Viana, Maurício Ribeiro e Thomas Marcondes. Assessoria de Imprensa: Renato Fernandes. Foto: Luiza Tojer

Serviço:

Espaço Parlapatões

Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação, São Paulo – SP, 01303-020

Temporada: Até 2 de agosto, sempre terça-feira, às 21h

Preço: Contribuição Voluntária

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes