Acordo prevê apoio ao desenvolvimento da segunda geração do VW Play
A Volkswagen anuncia a parceria com o Instituto de Pesquisas ELDORADO para aprofundar ainda mais as pesquisas e o desenvolvimento de novas tecnologias e Software in House. O acordo estratégico prevê, entre outras frentes de inovação, apoio ao desenvolvimento da segunda geração do VW Play, sistema de infotainment que marcou o início de uma nova era em conectividade, streaming e serviços.
O termo de cooperação foi assinado hoje (3), em Campinas (SP), na sede do Instituto ELDORADO, e contou com a participação do Ciro Possobom, COO da Volkswagen do Brasil e vice-presidente de Finanças e Estratégia de TI da Volkswagen do Brasil e Região SAM, Roberto Soboll, Superintendente do Instituto ELDORADO, Igor Nazareth, diretor de planejamento e relações institucionais da Embrapi e Matthias Michniacki, vice-presidente de Desenvolvimento do Produto & Baureihe da Volkswagen do Brasil e Região SAM.
“Esse acordo é mais um passo importante que a Volkswagen dá na direção de se tornar uma empresa provedora de tecnologia. Tudo isso aproveitando o conhecimento local. Isso já ocorreu quando lançamos o VW Play e, com a segunda geração desse sistema, vamos além. Será uma evolução baseada na experiência dos usuários e pensada nos benefícios reais do cliente” afirma Ciro Possobom.
O VW Play estreou mundialmente em 2020, com o Nivus, e sua nova geração trará novidades como o carro conectado, telas maiores e com mais resolução e ainda mais capacidade de processamento.
Desenvolvido na América Latina, o VW Play é um projeto global, presente em veículos do Grupo Volkswagen em mais de 70 países. O desenvolvimento da nova geração da plataforma contará com um time de cerca de 20 pessoas e tem como objetivo oferecer mais autonomia de software e maior nível de nacionalização do sistema.
“O sistema de infotainment VW Play foi o primeiro infotainment a oferecer um ambiente virtual exclusivo para os clientes Volkswagen, com aplicativos e serviços inéditos em um veículo, sempre com o objetivo de oferecer uma experiência digital simples, segura e divertida. A evolução desse sistema faz parte de uma estratégia robusta da Volkswagen em oferecer ainda mais tecnologia, inovação e conveniência para os clientes da marca”, explica Matthias Michniacki.
Roberto Soboll2, do Instituto ELDORADO, acrescenta: “a parceria demonstra a relevância do Brasil no desenvolvimento de plataformas globais de software. Junto com a Volkswagen, o ELDORADO fará uso de sua ampla experiência em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras, trabalhando na evolução do sistema de infotainment VW Play”.
No mercado brasileiro, o VW Play está presente atualmente nos modelos Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos e Jetta GLI.