Documentário inédito sobre a São Paulo Cia. de Dança estreia no Curta!, com integrantes refletindo sobre a sua arte
Belas coreografias apresentadas nos palcos, cenas de ensaios, depoimentos emocionados e reflexão sobre o ofício. Assim é ‘Moto Contínuo — Uma Imersão na São Paulo Companhia de Dança’, documentário inédito e exclusivo que estreia no Curta!. Com direção de Marco Del Fiol, o filme mostra, em suas muitas camadas, os bastidores da companhia de dança paulista, criada em 2008 pelo governo do estado.
A narração traz as falas de profissionais que, em diferentes áreas, são parte da construção da companhia: da diretora artística Inês Bogéa à pianista ensaiadora; dos bailarinos aos membros de equipes responsáveis por fazerem os espetáculos chegarem ao público. Todos dão depoimentos nos quais transparece o amor pelo trabalho ou pelo ofício da dança.
Entre os muitos testemunhos, Bogéa abre o documentário falando sobre a função do diretor: “O papel do diretor é colocar tudo em movimento: da hora que surgem as ideias, até essas ideias ganharem corpo, e a gente chegar na cena e dividir as obras com a plateia”. Revelando sua inspiração para dançar, um dos bailarinos conta que “via na dança uma forma de ir para o mundo”. Já a professora, ao orientar um aluno em um ensaio, ensina: “Sinta o prazer de girar, e não o esforço. Não importa se a plateia está cheia ou vazia, o prazer é seu. Se você perder a relação com o seu prazer de dançar, fica tenso”.
As cenas de espetáculos variados, de aulas e de ensaios vão sendo exibidas enquanto as experiências são narradas por seus componentes. Uma das mensagens reveladas é que, por trás do sublime, há o humano com toda a sua complexidade. “O filme é uma experiência sensorial e emocional. Olhamos a companhia de dentro, bem de perto. São imagens e depoimentos com uma enorme carga de cumplicidade e poesia. É uma arte que nos toca sem precisar de palavras”, reflete o diretor Marco del Fiol.
‘Moto Contínuo — Uma Imersão na São Paulo Companhia de Dança’ é uma produção da Casa Redonda viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Após a estreia no canal, o longa estará também no Curta!On, streaming disponível na ClaroTV+ e em CurtaOn.com.br. Novos assinantes têm sete dias para desfrutar da plataforma gratuitamente. A estreia é na Terça das Artes, 6 de setembro, às 22h30.