José Mário Dias acelera Chevette 1977 visualmente idêntico ao que seu pai pilotava no Paraná no século passado
Um projeto de memória esportiva que celebra o legado de uma família apaixonada pelo esporte a motor acaba de largar em Interlagos: José Mário Dias, fotógrafo paranaense com vasta experiência de cobertura fotográfica em diversos eventos automobilísticos pelo mundo, e a ProMacchina Motorsports, oficina comandada pelo multicampeão nos ralis, Mauricio Neves, recriaram o carro em que o pai do fotógrafo competia em corridas regionais no Paraná.
O projeto que durou quatro anos para ser finalizado consiste na restauração completa de um Chevrolet Chevette 1977. O carro foi totalmente refeito para que seu visual externo ficasse idêntico ao carro pilotado por Cecílio Irineu Dias, pai do fotógrafo. O interior do carro e toda a parte mecânica foram atualizados, garantindo ao veículo segurança e confiabilidade para a prática de TrackDay, modalidade onde é permitido colocar o próprio carro nas pistas de corrida, sem que haja competição.
Para o test drive inicial, uma celebridade das pistas: no último dia 12 de setembro o piloto Christian Fittipaldi deu as primeiras voltas no carro no Autódromo de Interlagos.
“Fiquei impressionadíssimo com o nível de detalhamento do Maurício Neves, afinal de conta não é um carro atual. Ele conseguiu restaurar de maneira impecável um carro de 40 anos atrás. A atuação da pista é bem equilibrada e é aquilo que se espera de um carro de corrida, neste caso usado para Track Day. Fiquei muito impressionado com o desempenho na pista, considerando tratar-se de um carro antigo. O ponto alto é que não tem nenhuma tendência brusca, ele é bem neutro, uma das coisas mais agradáveis de guiar um carro de corrida é justamente isso, ele ser neutro nas atuações, você não sente ele puxar pra nenhum lado, nem sair de traseira, nem sair de frente, é muito na mão. Fiquei impressionado com o que é possível fazer com um carro com tanta idade”, comentou Christian.
Maurício Neves também deu algumas voltas para sentir o que seria necessário ajustar no repaginado Chevette e, após o shakedown, comentou: “O carro foi feito com muito cuidado, um projeto de quatro anos com muitas adaptações tinha reais chances de apresentar algum problema, já que o carro nunca havia andado nem na rua, veio da oficina direto pra pista. Mas foi uma ótima surpresa, o Zé Mário andou o dia todo e o carro não apresentou absolutamente nenhum problema, ficamos muito felizes com o resultado”.
O carro, que conta com o que tem de melhor no mercado brasileiro, agora ficará à disposição dos apoiadores do projeto para exposição.
José Mário Dias diz que agora também poderá aproveitar para desenvolver mais o hobby da pilotagem: “Agora eu tenho o meu próprio carro de corrida para botar em prática o que aprendi com o instrutor Roberto Manzini, O ‘véio’ [apelido carinhoso do Chevette] mesmo tendo uma aparência de mais de 40 anos, na prática é um carro moderno.”
O premiado fotógrafo acrescenta que sentia pagar tributo à memória de seu pai, falecido, porém vivo em cada imagem produzida por ele ao longo da carreira internacional. “Não tenho dúvidas que o gene do automobilismo que tenho, é devido a paixão do meu pai, então, agora sinto que estamos quites.”
Mais imagens do carro podem ser encontradas no perfil do fotógrafo no Instagram @josemariodias . A página publicará ainda cada passo do projeto.
Ficha técnica:
Modelo: Chevrolet Chevette 1977
Motor: GM C20XE
Potência: 190cv a 6000 RMP
Torque: 22kgfm de Torque a 3900 RPM
Peso: 950kg
Fluídos: Motul
Bancos e Cinto: OMP Racing
Injeção eletrônica: T5000 InjePro
Pneus: Yokohama Neova 195/55 R15
Freios: TecPads Racing
Amortecedores: Bilstein
Molas: R37
Radiador: Real Radiadores
Rodas: Taludas Rodas
Tapeçaria: Automotiva Tapeçaria
Layout: Victor Bravo/Interlakes
Plotagem: Octanas Motorsport
Ferramentas: Vonder
Execução do projeto: ProMacchina Motorsports