Substituição de 50% da matéria-prima com pneus usados
A Evonik está acrescentando um novo plástico sustentável de alta performance à sua linha de produtos eCO. Na produção do elastômero de poliamida 12 (PEBA) VESTAMID® eCO E40, são evitados 50% de matérias-primas fósseis, substituídas por um insumo inicial obtido pela reciclagem química de pneus descartados. Além disso, somente energia renovável é usada na produção, o que representa uma redução total de 42% na pegada de carbono. A Evonik vai apresentar o VESTAMID® eCO e os seus demais plásticos sustentáveis tendo como lema “Soluções plásticas de próxima geração” na feira K deste ano em Düsseldorf, Alemanha, de 19 a 26 de outubro.
O VESTAMID® eCO E40, a exemplo de sua contrapartida de produção padrão, VESTAMID® E40, é um elastômero termoplástico da família do poliéter bloco amida, de qualidade consistentemente alta. Os compostos para moldagem de PEBA são valorizados por renomados fabricantes de artigos esportivos há mais de 40 anos e são usados, por exemplo, em solados de calçados esportivos. O novo nome do produto ‘eCO’ reforça o objetivo da Evonik de reduzir o gás de efeito estufa dióxido de carbono na produção mediante o uso de matérias-primas renováveis ou circulares – neste caso, matérias-primas de pneus descartados que, de outra maneira, acabariam nos aterros sanitários ou seriam usados para fins térmicos. A empresa faz isso por meio da abordagem de balanço de massa (mais informações: Mass Balance Approach VESTAMID® eCO). O método nos permite a redução imediata do CO2 nas plantas produtivas existentes, sem afetar de nenhuma maneira a qualidade dos produtos.
O VESTAMID® eCO E40 é, sem nenhuma restrição, uma alternativa imediata e com melhor balanço ecológico ao composto para moldagem convencional de longa tradição para solados de calçados esportivos de grande resiliência. As solas proporcionam excelente resistência ao impacto em baixa temperatura, resistência química e alta elasticidade, além de serem fáceis de colorir, processar e sobremoldar. A exemplo dos compostos para moldagem da linha VESTAMID® PEBA, de qualidade comprovada há mais de quatro décadas, eles também podem ser empregados em outras aplicações exigentes, como, por exemplo, nas indústrias automotiva e de tecnologia médica.
No método de balanço de massa, a proporção das misturas de matérias-primas fósseis e renováveis ou circulares é determinada matematicamente ao longo de toda a cadeia de valor durante a produção e transferida aos produtos. Uma entidade neutra verifica o processo em todas as etapas da produção e confirma o resultado por meio de um certificado.