Aliança pela Mobilidade Sustentável coloca mais carros elétricos nas ruas de São Paulo

Os iCars, veículos da CAOA Chery, são conduzidos por motoristas parceiros da 99; A iniciativa integra a meta da 99 para a Aliança de ter 300 carros eletrificados (elétricos e híbridos) em circulação no Brasil ainda este ano

Como parte das iniciativas da Aliança pela Mobilidade Sustentável, ação liderada pela 99 e que conta com 11 empresas do setor automotivo e de energia, a CAOA CHERY, disponibiliza seu novo modelo de carro compacto 100% elétrico aos usuários do aplicativo da 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e conveniência. Os iCars começaram a circular na cidade de São Paulo no dia 24 de outubro.

O iCar nasceu como um projeto 100% elétrico e, por isso, possui características inovadoras que envolvem até os materiais utilizados. Conta com autonomia de 282 quilômetros e sua carroceria é majoritariamente composta por alumínio de aviação e polímeros de alta resistência.

“São iniciativas como a Aliança pela Mobilidade Sustentável que vão fortalecer e incentivar cada vez mais, não só a comercialização de carros elétricos, mas também o investimento em infraestrutura para atender essa nova demanda de mercado. O carro elétrico já é uma realidade no mundo e no Brasil”, revela Durval Pinheiro Junior, CFO da CAOA CHERY Jacareí.

A bateria do iCar pode ser carregada completamente em apenas 36 minutos em estações de carga rápida (eletropostos rápidos), ou em menos de cinco horas em sistema de carregamento portátil e em onze horas com cabo emergencial em tomada de três pinos. O modelo possui motor com potência máxima de 45 kW (61 cv) e torque máximo de 15,3 kgf.m (150 Nm).

“Cada carro elétrico que colocamos na rua nos ajuda a entender melhor a adaptação e as necessidades dos motoristas parceiros e dos passageiros, e a buscar as parcerias adequadas para avançar com os projetos da Aliança”, destaca Thiago Hipolito, diretor sênior de inovação em mobilidade da 99 e líder do DriverLAB.

Criada em abril de 2022, a Aliança pela Mobilidade Sustentável já conta com empresas ligadas ao setor de energia (Enel X Way, Raízen, Tupinambá Energia e Zletric), montadoras (CAOA Chery e BYD), locadoras (Movida e Unidas), uma instituição financeira (Banco BV) e outras. A iniciativa integra o DriverLAB, centro de inovação 100% focado nos motoristas parceiros da 99, que tem investimento previsto de R$250 milhões nos próximos 3 anos, sendo R$100 milhões somente em 2022.

Uma das metas da 99 para a Aliança é  ter 300 carros eletrificados (híbridos e elétricos) rodando na cidade de São Paulo ainda esse ano e 10 mil até 2025. Além disso, a Aliança visa aumentar a participação dos veículos elétricos e híbridos entre carros novos para 10% das vendas até 2025 (hoje em 2%) e criar 10 mil estações públicas de carregamento em todo o Brasil até 2025 (atualmente existem cerca de 1.500).

“Aos poucos, estes modelos de carros estão se popularizando no mundo todo. A ideia da Aliança é unir forças para tornar a adoção desses automóveis possível também no Brasil, com preços mais acessíveis, incentivos, e postos de carregamento disponíveis ao longo das estradas, melhorando a qualidade do trânsito em todos os sentidos”, explica Hipolito.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes