Porsche entra no índice de ações alemão DAX

A empresa ingressa no principal índice de ações da Alemanha o mais cedo possível após abrir o capital há apenas 81 dias

Apenas 81 dias após sua estreia na Bolsa de Valores de Frankfurt, a Porsche AG ingressou no índice de ações alemão (DAX). A inclusão entre as 40 maiores por capitalização de mercado e as ações alemãs mais lucrativas foi anunciada no pregão da Bolsa de Valores de Frankfurt em 19 de dezembro. “Estamos muito satisfeitos e orgulhosos por termos entrado rapidamente no top 40 da Alemanha”, diz Oliver Blume, presidente do conselho executivo da Porsche AG. “Nossa entrada rápida no DAX mostra que os investidores de todo o mundo confiam em nosso atraente modelo de negócios e no potencial de nossa empresa.”

O mercado de ações alemão anunciou em 5 de dezembro que a Porsche AG seria admitida no DAX em 19 de dezembro sob suas regras de “entrada rápida”. O critério-chave para uma entrada rápida é a capitalização de mercado de flutuação livre. As ações preferenciais da Porsche AG são negociadas no mercado regulamentado da Bolsa de Valores de Frankfurt (Prime Standard) desde 29 de setembro. No fechamento do pregão de sexta-feira, 16 de dezembro, o preço da ação havia subido 14%, para 94,58 euros. O valor de mercado da empresa em 16 de dezembro era de 89,4 mil milhões de euros. A Porsche também está incluída nos índices MSCI e STOXX.

“O preço de nossas ações aumentou fortemente desde setembro, apesar dos ventos contrários globais. Vemos a evolução positiva do preço das ações como uma validação do nosso trabalho árduo. O futuro é negociado no mercado de ações”, diz Lutz Meschke, Vice-Presidente do Conselho Executivo e Membro do Conselho Executivo de Finanças e TI da Porsche AG. Depois de apenas três meses como uma empresa listada, Meschke diz que está satisfeito com os resultados até o momento: “Estamos particularmente satisfeitos com a ampla aceitação das ações da Porsche. Nossos investidores são amplamente diversificados e temos uma parcela considerável de investidores de varejo. Ao abrir o capital, tornamos a Porsche tangível. Muitos de nossos acionistas não possuem nenhum de nossos produtos, mas agora podem fazer parte da família Porsche”. Antes do IPO, cerca de 170.000 investidores privados haviam feito pedidos de compra de ações da Porsche, dos quais mais de um terço subscreveu menos de 10 unidades de ações. “Continuaremos a fazer tudo ao nosso alcance para inspirar os clientes com veículos empolgantes e encantar nossos acionistas com resultados financeiros impressionantes”, diz Meschke. Para todo o ano de 2022, a Porsche espera um retorno do grupo operacional sobre as vendas na faixa de 17 a 18 por cento. A meta de médio prazo está em uma faixa de aproximadamente 17 a 19 por cento. A ambição de longo prazo da Porsche é alcançar um retorno sobre as vendas do Grupo de mais de 20 por cento.

Embora a Porsche seja internacionalmente ativa e a marca seja conhecida em todo o mundo, as ações são listadas exclusivamente na Bolsa de Valores de Frankfurt. “Estamos dedicados a negociar em Frankfurt. Com nosso compromisso claro, estamos muito satisfeitos em contribuir para fortalecer a posição da Alemanha como um centro financeiro”, diz Meschke. “Temos muitos acionistas na Alemanha e continuaremos sendo uma empresa alemã. Continuaremos comprometidos com o ‘Made in Germany’. E ‘Projetado na Alemanha’.”

Operar como uma empresa listada dá à Porsche maior autonomia e liberdade empresarial, ambas as quais a empresa pretende usar para aprimorar ainda mais sua posição. “Representamos luxo moderno e esportivo – na verdade, redefinimos o conceito”, diz Oliver Blume. “Nosso objetivo é unir a atratividade de nossos produtos com sustentabilidade e engajamento social. Estamos orgulhosos de nossa cultura Porsche especial e de nossa tradição”. No próximo ano, a empresa celebrará vários aniversários, incluindo o aniversário de 75 anos da marca Porsche. Blume: “Estamos levando nossa tradição para o futuro. Estamos combinando isso com nosso espírito pioneiro, com inovação e progresso. E estamos também dando um novo impulso à lenda da Porsche durante este processo”.

A responsabilidade social tem uma longa tradição na Porsche. Como parte da abertura de capital, a fabricante de carros esportivos está expandindo ainda mais seus compromissos sociais: o Conselho Executivo da Porsche AG decidiu doar mais cinco milhões de euros à Ferry Porsche Foundation. Isto significa que estão disponíveis fundos adicionais para a promoção de projetos de solidariedade – nomeadamente nas áreas de atividades educativas e sociais, bem como projetos para crianças e jovens. A Porsche AG também está fazendo uma doação de 9,11 milhões de euros, aumentando a contribuição total para a fundação para 33,11 milhões de euros. Fundada em 2018, a Ferry Porsche Foundation promove e inicia projetos de caridade nas áreas de bem-estar social, meio ambiente, educação e ciência, cultura e esportes. Por meio de seu compromisso social, a fundação visa apoiar principalmente os jovens, nas diferentes localizações da Porsche AG. O nome da instituição é uma homenagem a Ferry Porsche, fundador da marca de carros esportivos Porsche em 1948.

Artigos relacionados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

artigos recentes