Especialista aponta os 10 carros usados mais procurados por compradores em São Paulo em 2022
a Mobiauto acaba de realizar uma pesquisa gigantesca em sua base de dados que regionaliza a preferência do comprador de carros usados no país. O levantamento apurou quais os dez veículos mais procurados por consumidores de cada Estado da Federação durante o ano passado.
Na interpretação do comportamento do mercado brasileiro de carros seminovos, a empresa ganha destaque. “O Brasil é um país muito grande, com diferenças acentuadas de nível sócio-econômico, hábitos de consumo etc. Nada mais natural do que regionalizarmos esse levantamento, visto que há profundas variações também nas principais opções de compras dos motoristas brasileiros. Veja esse exemplo: o carro mais procurado no Ceará nem aparece na lista dos dez principais do Rio Grande do Norte. E são Estados vizinhos”, comenta Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, responsável pela pesquisa.
De acordo com o consultor, diferenças tão significativas, mesmo em Estados vizinhos, tendem a apontar um dos principais fatores que determinam sucesso ou fracasso de modelos de automóveis no país, mas que não costuma ser tão comentado. “Destaco aqui a relevância dos operadores locais, ou seja, da rede de concessionários. Nós sempre damos uma importância exacerbada ao produto e à estratégia das montadoras, mas nos esquecemos da força dos pontos de venda, que, na minha opinião, são os grandes responsáveis por ditar a performance na venda dos modelos zero km. O sucesso de um determinado modelo entre os seminovos é decorrência disso”, opina Castro Jr.
Sob o ponto de vista financeiro, o levantamento exclusivo e inédito da Mobiauto redesenha o mapa de “melhores negócios” para orientação do consumidor, uma vez que é importante conhecer a performance de um carro xis em todo o país, mas você o compra e o vende, muito provavelmente, na sua cidade.
E a conclusão é simples, daí a importância de a Mobiauto ter realizado uma pesquisa tão abrangente em sua base de dados: os carros mais acessados são vendidos com maior facilidade, justamente porque a procura é maior. E ganham preços mais rapidamente.
Dentre os milhões de acessos que recebe em sua plataforma mensalmente, vindas de todos os Estados do país, bastou aos pesquisadores apurarem a origem de cada clique durante o ano de 2022, compondo percentuais de busca no site da Mobiauto. E dois levantamentos foram realizados: o carro preferido e o seu ano/modelo mais acessado e, posteriormente, só o carro, somando-se, portanto, todos os anos em que ele estiver disponível.
Veja lista dos dez mais.
Quando destituímos da pesquisa os anos/modelos mais procurados pelos compradores, o cenário altera-se radicalmente, visto que modelos produzidos por longos anos passam a encabeçar a lista dos mais procurados pelos compradores.