Especialista alerta sobre os principais cuidados durante o processo de venda para evitar transtornos
A conservação de um veículo é essencial para garantir seu maior valor em um momento de compra ou venda. Neste momento, nem comprador e nem vendedor desejam perder dinheiro e a avaliação do veículo costuma ser bastante detalhista para encontrar pontos de desvalorização.
Com a ajuda de Luca Cafici, CEO e fundador da InstaCarro, separamos cinco dicas importantes que podem desvalorizar um carro na hora de fechar negócio. Confira a seguir:
1 – Integridade visual e lataria
Os problemas visuais podem causar uma desvalorização de carros de até 18%. Caso o problema seja em uma peça grande, de preço mais caro, a desvalorização tende a oscilar entre 0,35% a 1,42% da Tabela FIPE — isso considerando cada peça individualmente.
Já a lataria é outro ponto que chama muita atenção, sendo um dos primeiros detalhes a serem avaliados quando o assunto é o valor de revenda e, mesmo quando o comprador não pretende reparar um arranhão ou amassado, ele aponta o problema como algo que desvaloriza o veículo.
2 – Como está a limpeza?
Sabemos que a limpeza externa, mesmo que em detalhes, é mais simples. No entanto, quando o interior do carro apresenta bancos e carpetes sujos e engordurados, a limpeza costuma ser mais trabalhosa e cara. “Mesmo no mercado de usados, o comprador geralmente se preocupa em pegar um carro limpo. O descuido com esse ponto pode desvalorizar o carro, porque o comprador geralmente faz questão de uma limpeza geral no momento da compra”, explica Cafici.
3 – Guardou os comprovantes de revisões e manutenções?
A maioria dos compradores quer saber sobre motor, pneus, freios e outros detalhes que precisam estar em dia para dar mais credibilidade e segurança. Nesse caso, nada melhor que ter as revisões em dia, pois essa ainda é a melhor forma de garantia que você pode oferecer.
4 – Documentação em dia
Multas e IPVA em atraso desvalorizam mais o carro do que seu valor de débito. Geralmente, alguns carros são vendidos assim por que o vendedor não consegue arcar com a despesa. Além disso, o processo de transferência do carro fica mais difícil se o carro estiver sendo negociado com essas pendências.
5 – Mantenha peças e acessórios originais
No geral, alterações no carro são feitas visando estética ou segurança. O primeiro tipo de mudança possui fortes tendências a desvalorizar mais ainda o carro em uma possível venda. Porém, há elementos que ajudam a valorizar o carro, ou seja, são incrementos que agregam valor ao veículo. Logo, mesmo levando em consideração a tendência natural de desvalorização do automóvel, vender um carro nessas circunstâncias fica mais fácil:
- Colocar alarmes e dispositivos de segurança;
- Instalar sistema de ar-condicionado caso ainda não tenha;
- Adquirir kit vidros e travas elétricas;
- Instalar direção hidráulica;
- Comprar bancos de couro.
“Se quiser condições de venda melhores, tente manter o carro mais próximo do original possível. Na hora da negociação, reforce este atributo. Outro ponto importante para se ter em mente é a quilometragem. Quanto mais quilômetros rodados o carro tiver, maior será a sua desvalorização. Por isso, tenha em mente que, em média, carros rodam 12 mil km por ano, se o seu veículo estiver abaixo desta média, vale reforçar esse atributo ao comprador”, finaliza o executivo.