Marca de sorvetes contará com veículos elétricos de energia 100% limpa para realizar entregas urbanas em todo o País
Kibon está também empenhada no objetivo de eliminar a emissão de CO² de Unilever. Por isso, a marca começou a investir em mudanças nas suas operações logísticas, iniciando a substituição progressiva da sua frota de caminhões para veículos de energia limpa, atingindo as rotas metropolitanas de todos os seus centros de distribuição até 2026. Para identificar os novos veículos, a marca criou um novo design inspirado no desenho feito pelo filho de uma de suas colaboradoras.
A Unilever tem trabalhado com o objetivo de reduzir 40% de sua emissão de CO² até 2030 e de zerar, até 2039, a pegada de carbono dos produtos, desde a aquisição das matérias-primas até o ponto de venda. Para Kibon, com a implementação de veículos elétricos em sua frota nos próximos três anos – iniciando com a substituição de 20 veículos a combustão por elétricos já em 2023 – a marca prevê a redução de cerca de 30% de suas emissões de CO².
“Temos o compromisso público e global de impacto ambiental positivo, promovendo diversas iniciativas, programas e operações ‘verdes’ nas nossas marcas. 98% das emissões de CO² em nossa logística são provenientes do transporte, por isso Kibon intensificou a presença de veículos elétricos em substituição de veículos a combustão. A ampliação gradual de veículos elétricos é parte de um ecossistema de ações sustentáveis. Essa renovação manterá a excelência de Kibon também na área logística reconhecida de maneira mais sustentável”, explica Luiz Henrique Dente, Líder de Sorvetes da Unilever Brasil.
O primeiro Centro de Distribuição (CD) Kibon a receber as versões de carros elétricos é o de Taboão da Serra, que passa a ter 5 veículos de energia 100% limpa na frota, e outros 15 devem ser incorporados nas frotas de CDs do país até o fim do ano. O objetivo é que, em 2026, todos os Centros de Distribuição da marca de todo o país tenham veículos elétricos em suas frotas, além de unidades para carregar os automóveis, que têm autonomia de até 250 km com carga total.
“Toda mudança sustentável é um processo que precisa de tempo e empenho, e nós estamos comprometidos com essa iniciativa. Para vocês terem uma ideia, a implementação de 20 veículos elétricos já equivale à preservação de 12.725 árvores. É mais um avanço no sentido da descarbonização, que faz parte da nossa agenda ESG – que permeia todo o modelo de negócio da Unilever –, pois sabemos que para atingir nosso propósito de tornar a sustentabilidade parte do dia a dia em toda a cadeia, precisamos estar verdadeiramente preparados para o futuro: nos tornando cada vez mais rápidos e flexíveis para nos anteciparmos às mudanças que estão moldando a indústria”, afirma Suelma Rosa, Head de Reputação e Assuntos Corporativos para América Latina e Brasil da Unilever.
O comprometimento da marca com o futuro é motivo de orgulho para seus colaboradores, que entendem o propósito de tornar o mundo um lugar mais feliz e estão engajados nos projetos de sustentabilidade da marca, sentimento que transmitem aos seus familiares. Maria Goes, que atua como coordenadora de Customer Experience da marca, por exemplo, participou do desafio interno da área de supply chain para criar a arte que iria estampar os novos caminhões, trazendo elementos importantes de descarbonização. O desenho, feito por Maria ao lado do filho Bernardo, de 8 anos, foi o escolhido e, com base no olhar do jovem Bernardo, a agência Brocco desenvolveu a comunicação que estampará a nova frota de Kibon.
“Temos o hábito de desenharmos juntos e o Bernardo desde cedo absorveu a importância de preservação do meio-ambiente, expressando no papel suas ideias de um mundo melhor. Acredito que o desenho foi premiado porque traduz sustentabilidade na visão de duas gerações: a minha, que viu a necessidade de revermos condutas e comportamentos para o bem do meio-ambiente, e a dele, que terá a oportunidade de aperfeiçoar jornadas positivas já iniciadas”, contou a colaboradora.