Componentes, quando danificados, podem ocasionar ruídos e até interferir na direção do veículo
A Nakata destaca porque o sistema de suspensão, composto por diversas peças, entre elas, amortecedores, molas, pivô, coxim, barra estabilizadora, bucha e bandeja de suspensão ou braço oscilante, é fundamental para garantir conforto, estabilidade e segurança no trânsito. Por isso, oferece dicas ressaltando que todos os componentes devem estar em bom estado de uso. Periodicamente, todo o conjunto de suspensão deve passar por inspeção para verificar as condições das peças e, assim, evitar problemas com a segurança e dirigibilidade do veículo.
A fabricante informa também que os ruídos provenientes da parte inferior do veículo podem indicar que a bandeja da suspensão está amassada ou trincada ou que as buchas estão danificadas. As buchas comprometidas podem, inclusive, fazer com que a direção puxe para um dos lados na hora da aceleração.
Outra dica importante é que a bandeja e os outros componentes da suspensão fazem parte dos quesitos de segurança do veículo, em qualquer sinal de desgaste, devem ser substituídos, pois, além dos ruídos, interferem na direção e desgaste de pneus.