Ruídos ao trafegar em vias esburacadas ou desgaste irregular dos pneus podem apontar problemas na peça
Peça do sistema de suspensão, a bandeja ou braço oscilante atua como suporte que liga as rodas ao chassi ou monobloco, garantindo, juntamente com outras peças, a segurança e estabilidade do veículo, bem como o conforto de seus ocupantes. Por isso, deve estar sempre com a manutenção em dia. A Nakata oferece dicas que indicam desgaste da bandeja.
Entre as orientações, os motoristas devem ficar atentos com alguns sinais que podem apontar danos na bandeja de suspensão. Ruídos ao trafegar por vias esburacadas, bem como amassados e trincas, ou desalinhamento da direção podem indicar comprometimento da peça. Também é recomendável fazer inspeções periódicas não só na bandeja como em todo o conjunto de suspensão.
Além do desgaste natural da peça, ao sofrer impactos, pode empenar. Por isso, é importante ter atenção e dirigir sempre na velocidade compatível com a condição do piso, evitar vias em más condições, bem com subir em calçadas.
Em qualquer indício de comprometimento da bandeja de suspensão é necessário substituí-la já que, quando danificada, pode interferir na direção e no desgaste de pneus. Quando empenada ou trincada, a recomendação é rebocar o veículo até a oficina para não correr o risco de desprender, o que faria perder a dirigibilidade.