A fabricante de lubrificantes Castrol, uma das patrocinadoras da Copa do Mundo no Brasil, utilizará tecnologia pioneira e análise de dados para avaliar o desempenho de jogadores de futebol. O tal índice Castrol, que dá notas de 0 a 10 pontos a cada atleta, foi criado pela empresa para averiguar cada passe, desarme e movimentação em campo, bem como sua influência positiva ou negativa diante da possibilidade de uma seleção marcar ou sofrer um gol.
Usado anteriormente nas edições de 2009 e 2013 da Copa das Confederações e no Mundial de 2010, o Índice Castrol combina a tecnologia de monitoramento da FIFA com a avaliação de sua equipe de analistas de desempenho. Na Copa das Confederações, realizada no ano passado, o brasileiro Fred teve o Índice Castrol mais alto. Já em 2010, durante a Copa do Mundo na África do Sul, o vencedor foi Sergio Ramos, da Espanha. O índice Castrol da Copa do Mundo da FIFA será publicado no site FIFA.com após cada rodada, a partir do dia 18 de junho.