A Nissan anunciou que participará da famosa prova de Le Mans, na França, em 2015, com o GT-R para disputar a vitória com Audi, Porsche e Toyota. Ao mesmo tempo, no próximo ano, a marca japonesa participará do Mundial de Endurance (que admite protótipos que disputam a prova francesa) com os dois carros da categoria LM P1. Eles serão batizados de Nissan GT-R LM NISMO, pois irão carregar as três décadas de experiência da linhagem esportiva da empresa (NISMO) e são um reconhecimento ao superesportivo da marca, o Nissan GT-R.
A Nissan optou pelo GT-R para seu retorno a Le Mans, pois o modelo simboliza o máximo em desempenho para a marca e é aspiracional para milhares de pessoas em todo o mundo. O design da versão do bólido é um projeto global, mas com as raízes no Japão. Os times de engenharia da Nissan na Europa, Japão e Estados Unidos trabalharam em conjunto no desenvolvimento dessa versão LM P1, que participará de uma categoria difícil. “Sabemos das dificuldades, mas estamos firmes no objetivo de deixar nossos carros muito competitivos. Essa categoria é o último teste para o modelo, que vem sendo aperfeiçoado em diversas categorias de automobilismo pelo mundo, como a GT3 e Super GT. Podemos chegar à vitória”, explica Shoichi Miyatani, presidente da Nismo (Nissan Motorsports).
A corrida agora é contra o tempo, para finalizar o carro LM P1 da Nissan para o grid do ano que vem. Durante 2014, a Nissan irá anunciar os nomes dos pilotos que conduzirão os dois Nissan GT-R LM NISMO, que serão selecionados dentro e fora família Nissan de corredores. A data na qual o novo carro vai para a pista pela primeira vez, assim como as especificações técnicas completas, também serão reveladas até o fim deste ano. “O direcionamento dado à equipe de desenvolvimento foi: ‘tragam algo diferente para o carro, com tecnologias inovadoras e emocionantes, que podem ser transferidas para os modelos de rua'”, diz Andy Palmer, Chefe de Planejamento e Vice-Presidente Executivo da Nissan.
A Nissan vem dando uma abordagem inovadora ao automobilismo nos últimos anos. Entre as ações está a vitoriosa parceria da Infiniti, marca do grupo Nissan, na Fórmula 1 com a Red Bull Racing, além do programa de seleção de pilotos Nissan GT Academy, que organiza anualmente uma competição por meio de jogos de videogame para selecionar os que serão treinados pela marca para correr em diversas categorias pelo mundo. A empresa também investe fortemente no marketing esportivo, como a recém-anunciada parceria com a UEFA Champions League por quatro anos e com o patrocínio da Nissan do Brasil aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016TM.